Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Curso de Português Língua de Acolhimento com 19 formandos de 5 nacionalidades – Município Povoense cria respostas para os imigrantes
publicado a 14 de novembro de 2024

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso iniciou, no dia 7 de novembro, o Curso de Português Língua de Acolhimento com 19 formandos/as de 5 nacionalidades, nas instalações da Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso.

A Escola Secundária, que é a entidade promotora do Centro Qualifica AEPL, delegou nesta entidade a implementação deste primeiro curso, disponibilizando os recursos e espaços necessários.

O Centro Qualifica AEPL, cujo objetivo é a promoção da qualificação escolar e profissional de adultos, após ter identificado esta necessidade urgente, fruto do trabalho de proximidade que é feito com todos os parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) e do Núcleo Local de Inserção (NLI), promoveu, juntamente com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, a realização deste curso. É também de salientar a importância da parceria com as Juntas e Uniões de Freguesia que permite a realização destas iniciativas, como foi o caso da Junta de Freguesia de Taíde e as Uniões de Freguesia de Campos e Louredo e de Fontarcada e Oliveira, que asseguram o transporte dos/das formandas/as.

Estes/as imigrantes, a residir no concelho da Póvoa de Lanhoso estão, maioritariamente, integrados no mercado de trabalho e são de origem indiana, senegalesa, marroquina, francesa e síria. Para eles/as, a aprendizagem do Português vai ser fundamental para a sua integração na comunidade.

As aulas estão a decorrer três vezes por semana em horário pós-laboral, prevendo-se que a totalidade das 175 horas estejam lecionadas em abril.

Para fazer face ao crescente número de imigrantes que escolhem a Póvoa de Lanhoso para viver e trabalhar, está já a ser preparado um segundo grupo, que incluirá formandos/as dos Estados Unidos da América, de Cuba, da Ucrânia e da Índia.

Importa ao Município povoense criar condições de inclusão e proteção para estas famílias que elegeram a Póvoa de Lanhoso como destino, contribuindo para que encontrem na “casa” que agora escolheram o melhor acolhimento.