Foi das mãos do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, que ontem os/as bebés abrangidos/as pelo Naturalanhoso receberam os vouchers respeitantes a este apoio financeiro. Nesta cerimónia, que decorreu no Theatro Club, estiveram presentes, também, a Vereadora Fátima Moreira e o Vereador Paulo Gago.
O Naturalanhoso irá abranger os 59 bebés e as respetivas famílias, cujos processos respeitam ao período entre junho e dezembro de 2023 e corresponde a um investimento por parte do Município de 31.500 euros. Este programa visa incentivar a natalidade, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento da economia local, estimulando o comércio tradicional.
Antes de começar a entrega simbólica deste apoio aos príncipes e às princesas, Frederico Castro deu os parabéns aos papás e às mamãs presentes e falou acerca da importância de todas as famílias se candidatarem aos apoios que o Município disponibiliza, reforçada pela premissa que, neste caso, “cumprindo os requisitos, todas as famílias com crianças recém-nascidas podem ser beneficiárias, independentemente da respetiva situação económica e social”. E acrescentou que “estas famílias já serão abrangidas pelo reforço deste programa, que prevê um apoio até 150€ para comparticipar as vacinas que não fazem parte do Plano Nacional de Vacinação”.
Esta medida traduz-se num apoio que varia entre os 500 e os mil euros, conforme a composição do agregado familiar, mas os valores têm, obrigatoriamente, de ser despendidos em estabelecimentos localizados na Póvoa de Lanhoso, em artigos e bens para bebés, o que, simultaneamente pretende impulsionar hábitos de consumo que privilegiam o comprar localmente.
A título de exemplo, para efeitos de despesas, são elegíveis as seguintes categorias de artigos: acessórios e produtos de alimentação; saúde/higiene/conforto; mobiliário; grande puericultura; vestuário/calçado; e roupa de cama.
Enquadrado pelo Regulamento de Medidas Sociais – Póvoa Solidária, que define os critérios para atribuição, o Naturalanhoso é um programa que visa apoiar as famílias e incentivar a natalidade, no concelho, tendo como finalidade controlar e contrariar o envelhecimento demográfico e os problemas daí resultantes. Tem também como objetivo promover a melhoria das condições de vida para as populações, especialmente das crianças nos primeiros meses de vida, mas também das famílias, que dependem de postos de trabalho no setor do comércio.