A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Rotary Club da Póvoa de Lanhoso e a Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso promoveram uma ação de reflorestação de terrenos baldios localizados na freguesia sede de concelho (na zona dos Moinhos Novos).
Esta iniciativa contou com as presenças da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, e do Vereador do Ambiente, André Rodrigues, para além da presidente do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso, Sílvia Oliveira, e do Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso, Paulo Silva.
Participaram ainda nesta reflorestação jovens estudantes da EPAVE e da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Para além da plantação de duas variedades de carvalho (alvarinho e negral), foi ainda realizada sementeira de medronheiro. O objetivo é transmitir aos mais jovens a importância da proteção da natureza.
“Todas as escolas do concelho são eco escolas, têm preocupações ambientais, não só com a floresta como com a água, com a energia e com os resíduos. Apostamos sempre na sensibilização e na prevenção. O melhor meio de evitar os incêndios é a prevenção”, referiu a Vice-presidente da Câmara Municipal, Gabriela Fonseca.
À margem desta iniciativa, o Vereador do Ambiente, André Rodrigues, deu conta de que já está aprovado pelo ICNF o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, encontrando-se na fase de tramitação municipal, para aprovação, posterior publicação em Diário da República e entrada em vigor ou em final de junho ou em final de setembro, que é quando serão as próximas assembleias municipais. “Esta foi a altura em que nos foi possível aprovar o Plano de uma forma que ele estivesse de acordo com aquilo que é o nosso concelho, a nossa geografia e a nossa morfologia”, referiu. O último plano tinha uma duração de cinco anos e este já terá uma duração de 10.