A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinalou o arranque da cooperação entre agentes turísticos e produtores locais, em sessão dirigida pelo Presidente da Câmara, com a entrega de um cabaz promocional de produtos regionais a representantes daquelas entidades. “Somos um concelho de baixa densidade, mas com um potencial fora do comum. O nosso potencial turístico é imenso e esta é uma das formas que encontrámos para mostrar a quem nos visita o que temos de melhor”, refere Avelino Silva. “Ajudem o Município a divulgar o que temos de bom na nossa terra”, desafiou o autarca Povoense.
Para além de dar a conhecer estes produtos, Avelino Silva, acredita que estas entidades são parceiros privilegiados na divulgação do património material e imaterial do concelho junto de quem visita os respetivos estabelecimentos, “pois a Póvoa de Lanhoso é uma referência em termos de história, por exemplo”, destacou o Presidente da Câmara, dando conta de que o ex libris, o Castelo de Lanhoso, é cada vez mais visitado por nacionais e estrangeiros.
O arranque simbólico desta cooperação aconteceu no dia 15 de maio de 2019, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Esta iniciativa decorre das ações preconizadas no projeto Rede de Monumentos e Sítios da Póvoa de Lanhoso, que envolve 14 empreendimentos turísticos e 11 restaurantes aderentes. São seis os produtores locais que se aliaram a este projeto e que compõem uma mostra digna de ser apresentada às pessoas que visitam o concelho.
Vinhos verdes, compotas, licores, biscoitos, infusões e tisanas constituem a seleção de produtos que os empreendimentos turísticos e os restaurantes aderentes aceitam promover, tendo em vista a aproximação e o fortalecimento empresariais, sempre na prossecução da valorização da experiência turística no concelho.
A Rede de Monumentos e Sítios da Póvoa de Lanhoso, centrada na riqueza patrimonial do concelho, chama a si a vontade de fortalecer estes laços que nascem na terra e procuram satisfazer e acolher cada visitante. Procura ligar porta a porta, mão a mão, num destino que cada vez mais se destaca por bem receber. É um projeto para o qual o município tem investido particularmente, com o propósito de consolidar a estrutura da oferta turística. Resulta de um trabalho participado e construído na base da cooperação entre todos os atores turísticos locais.
Neste intuito, e na senda das ações preconizadas pela Rede de Monumentos e Sítios, é de referir a realização de um ciclo de três sessões formativas orientadas para os profissionais de atendimento dos aderentes, que arranca já no dia 11 de junho, e que visa preparar estes profissionais para serem reais embaixadores da memória e identidade coletivas da Póvoa de Lanhoso.