Dada a relevância do empreendedorismo na sociedade atual, impõe-se uma educação que desenvolva o espírito de iniciativa junto das gerações mais jovens. Neste sentido muitas diretrizes da educação apontam para a premência da promoção da cultura empreendedora e das soft skills em todas as fases do ensino obrigatório. No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave o projeto Escolas Empreendedoras in.ave responde a este desafio e após capacitação dos agentes educativos foram implementados vários programas de empreendedorismo e cidadania em ambos os agrupamentos de escolas e na EPAVE.
No 3.º ciclo, no Agrupamento de Escolas professor Gonçalo Sampaio, foi implementado o programa Inovadores em Ação, que pretende desenvolver o perfil empreendedor de cada aluno através do desenvolvimento de competências de vida essenciais.
No ensino secundário, no agrupamento de escolas da Póvoa de Lanhoso e a escola profissional do Alto Ave - EPAVE implementaram o Programa Os Originais que visa a aquisição dos conhecimentos e competências que permitem desenvolver projetos de empreendedorismo social. Para isso, após a identificação dos conceitos fundamentais, são realizadas atividades que permitem contactar com empreendedores sociais e desenvolver uma ideia original e de valor numa das seguintes grandes áreas: cultura e arte, ecologia e ambiente, educação e cidadania, idade avançada, literacia financeira, ocupação dos tempos livres, saúde e bem-estar, turismo social, voluntariado, emprego e carreira.
Os professores que aplicarem estes programas participaram numa Oficina de Formação sobre Pedagogia Empreendedora, sendo esta também promovida pela CIM do Ave, em parceira com o município de Póvoa de Lanhoso, e estando a cargo do Prof. Doutor Jacinto Jardim da Universidade Aberta.