Onze crianças que frequentam o 4º ano em estabelecimentos de ensino do concelho da Póvoa de Lanhoso receberam da Câmara Municipal, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas Gonçalo Sampaio e de Póvoa de Lanhoso, os Prémios de Mérito Escolar António Lopes.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, reconhecer o mérito daquelas crianças é “um ato de justiça”. “Esta juventude representa o futuro e quanto mais sucesso estes estudantes tiverem, mais sucesso terá a Póvoa de Lanhoso. Por isso, queremos proporcionar-lhes tudo o que estiver ao nosso alcance, todas as ferramentas, para que possam viver com qualidade e trabalhar na sua terra”, referiu, já no final da cerimónia.
Avelino Silva destacou ainda que o trabalho da autarquia tem passado por proporcionar todas as condições para que os alunos e as alunas tenham a melhor educação e a melhor formação, em igualdade com as melhores escolas do país. A este respeito, é de referir que a Póvoa de Lanhoso já dispõe, em cada um dos Centros Escolares do concelho, de ambientes educativos inovadores (salas de aula do futuro) equipados, de modo a promover o ensino e a aprendizagem com recurso às novas tecnologias e a estratégias mais apelativas e motivadoras do sucesso escolar.
A Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, assim como a diretora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, Luísa Rodrigues, e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, José Ramos, também marcaram presença, assim como as crianças e respetivas famílias e professores e professoras.
Os Prémios de Mérito Escolar António Lopes têm por principal objetivo o incentivo ao estudo e destinam-se aos/às melhores alunos/as do 4º das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho (EB1/JI da Póvoa de Lanhoso, Centro Escolar António Lopes, Centro Escolar do Cávado, Centro Escolar D. Elvira Câmara Lopes e EBI do Ave).
Para a atribuição destas distinções são tidos em conta parâmetros como aproveitamento global, relações interpessoais, interesse e motivação, responsabilidade, autonomia, iniciativa, criatividade e assiduidade.
A cerimónia contou com a apresentação de um documentário da responsabilidade do historiador Povoense, José Abílio Coelho, a respeito do benemérito António Lopes. A noite contou ainda com a participação da Escola de Ballet da Associação “Em Diálogo” e de alunos e alunas do Ensino Artístico Especializado da Música, em Regime Articulado do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio. Antes do momento da entrega dos Prémios, entrou em palco o Palhaço Palinhas com a sua boa disposição.
Estes Prémios foram criados no ano letivo 2006/2007, traduzindo ainda uma homenagem ao principal benemérito da Póvoa de Lanhoso, António Lopes, que deixou um importante património edificado dedicado a valências de âmbito público importantes para a prestação de serviços à comunidade. Um dos edifícios oferecidos ao município foi a Escola, onde atualmente funciona o Centro Escolar António Lopes, no coração da Vila da Póvoa de Lanhoso.
A cerimónia realizou-se no dia 14 de junho, a partir das 21h00, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.