A primeira edição da Rota da Filigrana – prova Clássica, competição de elite e sub-23, saiu para a estrada nos dias 14 e 15 de setembro, unindo dois concelhos com pergaminhos na arte da filigrana: Gondomar e Póvoa de Lanhoso.
Francisco Campos (W52-FC Porto) venceu a primeira edição da Rota da Filigrana.A prova Clássica (prova em linha) reuniu 250 ciclistas das categorias elites e de sub-23. A corrida disputou-se, no dia 14 de setembro, saindo da cidade da Área Metropolitana do Porto e terminando na Póvoa de Lanhoso, ao fim de 132 quilómetros. O pelotão foi composto pelas nove formações profissionais e pelas seis equipas de clubes portugueses.
No dia 15 de setembro, cerca de 200 ciclistas amadores participaram no Grandfondo com partida e chegada na Póvoa de Lanhoso, com 112 quilómetros de percurso e 2216 metros de acumulado de subida. Hélder Azevedo venceu a prova.
A organização da Rota da Filigrana esteve a cargo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, da Câmara Municipal de Gondomar, da Federação Portuguesa de Ciclismo e do Boavista Ciclismo Clube, contando com o apoio da Prozis.
No local das provas houve algumas atividades a animar estes dias da festa do ciclismo, como Mercado da Terra, Chicana de BTT, Caminhada e visita ao Castelo de Lanhoso e ainda um jantar/tertúlia, sobre o ciclismo na atualidade.