O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, transmitiu ao Diretor do ACES Gerês/Cabreira II que os Povoenses não podem esperar semanas pela realização de testes de despiste do COVID19 nos lares e IPSS´s doconcelho.
Na sequência da notícia que deu conta da intenção do Governo de aplicar testes em todos os lares nacionais, mas com um calendário alargado, a autarquia Povoense, que defende há já vários dias esta medida, decidiu que não pode esperar por uma decisão tardia e avançará por sua responsabilidade com a realização dos testes.
Desde sexta-feira que o Presidente da Câmara Municipal Povoense está a encetar diligências para estabelecer um acordo com um laboratório que realize de forma rápida e imediata os testes. Contudo, dada a dificuldade na obtenção dos reagentes, a execução dos testes não se pode realizar da forma célere e desejável como todos gostaríamos. Todavia, a partir do momento que um laboratório fizer os testes, desde que antes que o Governo os disponibilize, o Município não irá esperar uma hora que seja para os aplicar aos utentes e funcionários dos lares e IPSS´s da Póvoa de Lanhoso.
Esta é mais uma das medidas de contenção à propagação do vírus e, já nas últimas horas com a ajuda de uma empresa local, foi distribuído aos lares e IPSS´s equipamento de proteção individual de forma a que nada falte nesta fase crítica da pandemia.
Para esta medida e para o apoio aos comerciantes, indústrias, restauração, famílias e IPSS’s, na redução da fatura dos serviços de água, saneamento e recolha de resíduos urbanos, o Município disponibilizará não só as verbas orçamentadas nas Festas de S. José, mas todos os recursos necessários para a defesa dos Povoenses. O sucesso para ultrapassar esta Pandemia depende de cada um de nós.