Devido às alterações provocadas pela situação de pandemia, as famílias podem estar a experienciar desafios exigentes, como a conciliação do teletrabalho e o apoio aos filhos ou a seniores a seu cargo, a gestão das rotinas e do trabalho doméstico, a falta de recursos ou de literacia digital, ou podem ainda estar a lidar com consequências da crise, como o desemprego, e/ou dificuldades económicas. A dimensão social e a ausência de interações presenciais diárias, sobretudo para os adolescentes, assume um peso grande. No caso das crianças mais pequenas, é natural que manifestem uma menor autonomia e necessidades de ainda maior apoio por parte da família. Estas experiências podem ter impacto no bem-estar dos alunos e das famílias, e na capacidade de envolvimento no processo de ensino-aprendizagem. A comunicação escola-família e o envolvimento parental assumem particular importância na situação de crise atual.
No sentido de apoiar e monitorizar as necessidades dos pais de famílias, nalguns casos monoparentais, o Gabinete da Parentalidade mantem o acompanha um contacto regular à distância, apoiando os pais na disponibilização de estratégias e partilha de informação fidedigna, prestando-lhes também suporte para lidar com os desafios associados ao confinamento, cuidado e apoio aos filhos e ao trabalho colaborativo escola-família.
O Gabinete da Parentalidade apoia os pais igualmente na procura de soluções para os problemas ou necessidades que identificam, em articulação com as respostas locais e nacionais.
No sentido de aumentar a abrangência da sua atuação a um maior número de pais, o Gabinete da Parentalidade disponibiliza agora, no site oficial da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, uma área própria - “S.O.S. PAIS”, onde podem encontrar informação e recomendações de fontes fidedignas e atualizadas, contendo estratégias para lidar com os diferentes desafios com que os pais atualmente se deparam.
Envie as suas dúvidas ou questões para - parentalidade@mun-planhoso.pt