A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai aplicar, até 30 de junho de 2021, o 1º escalão do tarifário em vigor ao consumo de água de todos os consumidores domésticos.
Esta medida também foi aplicada no âmbito do primeiro confinamento, em 2020, tendo abrangido cerca de 10617 utentes.
Isto significa que as famílias Povoenses que estão em casa, no âmbito das novas medidas de contenção da propagação da COVID-19 e do dever geral de recolhimento domiciliário e que, por esse motivo, estarão a consumir mais água, não terão de pagar mais por esse serviço essencial, uma vez que ser-lhes-á aplicado apenas o 1º escalão do tarifário em vigor no âmbito do Regulamento municipal de abastecimento de água e drenagem de águas residuais urbanas.
Esta é uma medida excepcional que vai na mesma linha de outra medida excepcional já em vigor e que se prende com a isenção do pagamento da tarifa fixa dos serviços de abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos a todos os consumidores não-domésticos, até 30 de junho de 2021.
Esta deliberação foi aprovada em sede de reunião de Câmara e deverá ser agora comunicada à Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso.
A implementação de medidas de caráter excecional procura, face à atual conjuntura, promover a redução dos encargos devidos pela prestação destes serviços essenciais, atendendo a que as medidas adotadas no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19 implicam, paralelamente ao impacto verificado na atividade económica, um clima de incerteza, muitas vezes associado a uma perda acentuada de rendimentos nos agregados familiares.