Prosseguem no próximo dia 7 de junho as comemorações dos 175 anos da Revolta da Maria da Fonte. Para essa data, está marcada a abertura da exposição “As 7 Mulheres do Minho”, com curadoria de Helena Mendes Pereira (zet gallery).
Numa referência clara à música que Zeca Afonso celebrizou, o Município da Póvoa de Lanhoso e a zet gallery convidaram sete mulheres artistas, provenientes de várias áreas plásticas, tecnológicas e concetuais, a usarem a voz e o grito numa causa de hoje e do agora, considerando a Arte e o seu real poder transformador do mundo.
“As 7 Mulheres do Minho" é uma exposição evocativa da Revolta da Maria da Fonte, ocorrida há precisamente 175 anos, não só pela causa, mas pela simbologia da voz e do grito feminino que, muito para lá do socialmente correto e do seu próprio tempo, esta Povoense protagonizou.
A exposição será acompanhada por um programa de atividades paralelas com o objetivo de refletir com os públicos sobre questões de género, igualdade e utopia social.
A abertura está marcada para as 16h00, no Centro Interpretativo Maria da Fonte, na Póvoa de Lanhoso. Esta mostra fica patente até ao dia 30 de setembro.