A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso aprovou as Normas Internas de Organização e Funcionamento do Núcleo de Intervenção COVID-19.
Atendendo a que a presente conjuntura ainda é, a nível global, marcada pela pandemia de COVID-19, traduzindo-se no impacto negativo sentido na economia, no funcionamento dos serviços e instituições e com naturais reflexos no quotidiano da população, este Núcleo centrará a sua ação em três pontos de intervenção.
O primeiro, diz respeito à prestação de apoio na realização de tarefas essenciais no quotidiano dos agregados familiares do concelho atingidos pela doença de COVID-19, cuja ausência ou inadequação de retaguarda familiar não lhes permita a execução dessas tarefas; o segundo, refere-se à prestação de apoio às IPSS’s do concelho; e o terceiro está relacionado com a atuação de forma concertada e complementar com as ações desenvolvidas pelos Serviços de Ação Social e Proteção Civil do Município, na promoção e divulgação de medidas de combate e contenção à pandemia de COVID-19 junto da comunidade.
De salientar que a criação deste Núcleo de Intervenção COVID-19 não vem prejudicar a promoção, por parte da Autarquia, de outras medidas com vista a diminuir e mitigar os impactos negativos da atual situação pandémica.
A aprovação das Normas Internas de Organização e Funcionamento do Núcleo de Intervenção COVID-19 ocorreu durante a reunião de Câmara realizada no dia 14 de dezembro, na União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, mais concretamente nas instalações da sede da Junta em Ajude. Esta foi também a segunda reunião de Câmara descentralizada do presente mandato.