O Município da Póvoa de Lanhoso promoveu uma visita de estudo integrada no projeto “Engenheiras por um Dia”, na qual participaram cerca de 100 alunos/as da Escola Profissional do Alto Ave e da Escola Secundária da Povoa de Lanhoso.
Este projeto, decorreu na Faculdade de Engenheira e Informática da Universidade de Coimbra, é implementado pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, que deriva da Carta Portuguesa para a Diversidade. O evento “MÃOS ÀS TIC” é uma das atividades deste projeto e visa aproximar as jovens raparigas das tecnologias e engenharias, desconstruindo estereótipos de género que estão na base das escolhas académicas.
Os/as jovens povoenses tiveram a oportunidade de participar em diferentes laboratórios de engenharia e tecnologia, designadamente laboratórios de design computacional, energias amigas do ambiente, realidade virtual, sistemas de informação geográfica com recurso a drones para mapeamento.
Neste evento, decorrido na cidade de Coimbra, participou a Plako, uma empresa povoense, sediada em Águas Santas e que assenta a sua atividade no desenvolvimento de software. Esta empresa preparou uma atividade relacionada com a (in)segurança na Internet – riscos e liberdades, uma dinâmica muito apreciada pelos alunos e alunas.
O Município da Póvoa de Lanhoso, que foi o primeiro Município do país a subscrever a Carta Portuguesa para a Diversidade, tem sido o elo de ligação entre o projeto “Engenheiras por um dia” e o Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso que tem participado neste projeto. Esta foi mais uma iniciativa realizada no âmbito SIGO – Serviço para a Igualdade de Género e de Oportunidades que é uma resposta do Município integrada no Pelouro da Igualdade e Inclusão.