No âmbito das suas dinâmicas de sensibilização ambiental junto da população mais jovem da Póvoa de Lanhoso, o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos (CICC) levou uma sessão sobre Compostagem Doméstica até junto da comunidade estudantil de um estabelecimento de ensino do Concelho.
Tratou-se da Escola Básica Prof. Gonçalo Sampaio, onde, no dia 18 de outubro, duas turmas de 8º e 9º anos, cerca de 40 alunos e alunas, no total, participaram na referida sessão, dinamizada pelo CICC.
Esta iniciativa inseriu-se no âmbito do Programa do Clube de Ciência Viva e no Programa Eco-Escolas. Ambos primam pela sensibilização, informação e disseminação dos bons hábitos ambientais e ambos contam, quer com o Município Povoense quer com o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, como entidades parceiras.
No decorrer da sessão, a temática abordada focou-se na compostagem como a resposta mais sustentável ao excesso de resíduos orgânicos que, todos os dias, produzimos. Foram ainda partilhadas informações sobre as vantagens de fazer compostagem e sobre as formas de pôr em prática este processo. Quais os resíduos que podem ser compostáveis e qual a utilidade do composto que é o resultado da decomposição dos biorresíduos foram ainda aspetos abordados.
Dadas estas ferramentas, os alunos e as alunas que participaram nesta sessão irão iniciar a compostagem para dar resposta aos resíduos verdes gerados na Escola, num processo em que contarão com acompanhamento técnico através do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, sempre que necessário.