A partir do próximo sábado, a Póvoa de Lanhoso transformar-se-á na capital do teatro associativo do país, com a realização do XVIII Concurso Nacional de Teatro (CONTE) – Ruy de Carvalho. São diversas as novidades de um certame que decorrerá entre os dias 4 de fevereiro e 11 de março e em que a qualidade é uma garantia.
O primeiro fim de semana de CONTE ficará marcado, no dia 4 de fevereiro, pela apresentação da tragicomédia (M6) “A Furgoneta”, às 21h45, pelo Teatro de Balugas, e, no dia 5 de fevereiro, pela presença de Ruy de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso.
O patrono do certame – o consagrado ator, Ruy de Carvalho -, estará no Theatro Club, às 15h00, para conduzir uma visita à exposição “Retratos Contados” e para conversar sobre envelhecimento, numa tertúlia em que partilhará momentos da sua vida pessoal e profissional. Esta oportunidade de proximidade irá permitir à comunidade Povoense interagir de perto com um sénior extraordinário. Prestes a celebrar 96 anos de vida e 80 de carreira, este é o mais velho ator português no ativo.
As novidades não se ficam por aqui. Pela primeira vez, o CONTE irá oferecer momentos musicais, antes de cada espetáculo teatral, através da atuação da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, o que reforça um produto cultural que eleva e leva o nome do concelho Povoense a todo o país. O início será às 21h30.
Promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro, o CONTE 2023 ficará também marcado pelo regresso à organização da Fundação INATEL.
Certame oferece garantias de qualidade
Até ao dia 4 de março, o palco do Theatro Club receberá as nove peças a concurso trazidas por companhias provenientes de todo o país. Como todos estes grupos já participaram em edições anteriores, as expectativas são elevadas e a qualidade é uma certeza.
A 11 de março, a noite será de consagração dos/as vencedores/as, com troféus em filigrana, que imortalizam o talento de artesãos e artesãs Povoenses. Até lá, todos/as darão o melhor, estando em disputa 12 prémios: Melhor Desenho de Luz / Prémio Orlando Worm; Melhor Cenografia / Prémio João Barros; Melhor Guarda-Roupa; Melhor Sonoplastia; Melhor Interpretação Secundária Feminina; Melhor Interpretação Principal Feminina; Melhor Interpretação Secundária Masculina; Melhor Interpretação Principal Masculina; Melhor Encenação; Prémio Maria da Fonte / Júri Popular; Prémio Prestígio Personalidade / Fundação INATEL; e Prémio Ruy de Carvalho / Melhor Produção.