No presente ano letivo, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apoia 60 crianças e respetivas famílias através do programa PóvoaCresce, num investimento superior a 32 mil euros. O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, entregou, simbolicamente, estes apoios, ontem, 13 de fevereiro, no Theatro Club. A Vereadora da Educação, Fátima Moreira, e os Vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves também estiveram presentes no momento que reuniu ainda famílias beneficiárias e alguns dos bebés.
Esta resposta de apoio à natalidade traduz-se na atribuição de um apoio financeiro às famílias para pagamento das mensalidades da creche das crianças com idade até aos três anos.
Os valores são pagos em 11 mensalidades. O apoio financeiro é concedido por criança, de acordo com a comparticipação do agregado familiar na respetiva creche, com valores que variam entre os 15 euros por mês (para mensalidades até 70 euros, perfazendo um máximo de 165 euros), 30 euros por mês (para mensalidades entre os 71 euros e os 120 euros, perfazendo um máximo de 330 euros) e 50 euros por mês (para mensalidades acima de 121 euros, perfazendo um máximo de 550 euros).
De lembrar que, no quadro de uma medida do Governo em vigor desde o dia 1 de setembro de 2021, todas as crianças nascidas depois dessa data já são abrangidas pela gratuitidade das creches. No plano local, tal significa que crianças com dois e três anos podem beneficiar da medida PóvoaCresce.
Este apoio destina-se a todas as crianças que frequentem as creches do concelho da Póvoa de Lanhoso, mas, na eventualidade devidamente demonstrada, de ausência de vagas, serão admitidas candidaturas relativas à frequência de creches localizadas fora do concelho ou aos cuidados de amas registadas na Segurança Social.
O programa PóvoaCresce rege-se pelo Regulamento das Medidas de Apoio Social – Póvoa Solidária.