Apresentado o programa das Festas de S. José 2023
A pintura que ilustrou o programa e uma imagem do S. José, faziam parte do enquadramento da mesa da Conferência de Imprensa de apresentação da edição deste ano das Festas Concelhias, que decorreu na manhã desta terça-feira, no Centro Interpretativo Maria da Fonte.
Nesta sessão, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, a Vereadora da Cultura, Fátima Moreira, o Vereador do Turismo e Eventos, Ricardo Alves, e o Vereador Paulo Gago, assim como o pároco de Nossa Senhora do Amparo, Padre Armindo Gonçalves, e o autor da pintura, o artista povoense Domingos Silva.
As Festas de S. José decorrerão, este ano, entre os dias 4 e 19 de março de 2023 e o programa terá os olhos postos nos valores, tradições e grupos da Póvoa de Lanhoso, reconhecendo-se a necessidade incontornável de lhe dar visibilidade, destacando-os, preservando-os e aditivando-os. “É um privilégio, não só para a Câmara Municipal, para o concelho, mas, principalmente, para a população povoense, poder contar com essas instituições que são o elemento diferenciador deste cartaz”.
Ainda nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, que deixou o convite à população do concelho e também a todos quantos nos queiram visitar, “as Festas de S. José serão a grande montra para os nossos artistas, que poderão nesta, que é a primeira romaria do ano civil que se realiza no baixo Minho, mostrar o seu valor, abrindo portas para outros convites ao longo do ano”.
Grande novidade no programa deste ano é a realização do cortejo, que, após 3 anos é retomado e que se espera com grande expetativa. Este será um desfile histórico, sendo o tema o “Monte de Lanhoso, a ocupação humana em milénios de história”. Vão estar presentes todas as freguesias e uniões de freguesia, contando-se que se envolvam neste desfile 24 carros e mais de 800 figurantes, numa competição sadia.
Estimulando-se a memória coletiva que todos os povoenses têm associada ao Monte de Lanhoso, esta escolha prende-se com o programa POVOAR.TE que, no ano passado se debruçou sobre a Maria da Fonte, elemento identitário e, nos próximos dois anos, serão a Filigrana e o Gonçalo Sampaio, os temas a abordar.
A atuação dos grupos musicais foi, no ano passado, distribuída por vários palcos em vários locais da vila, devido às restrições e cuidados que ainda tinham que ser observados devido à pandemia.Tendo sido uma experiência que agradou a todos, é um formato que se irá repetir este ano, distribuindo-se as várias performances por 3 palcos distintos colocados, no Parque do Pontido, na Praça Eng.º Armando Rodrigues e nos Paços do Concelho. São três tipos de música diferentes, para três públicos distintos, em três locais do centro da Vila. As Festas revestem-se de um cariz cultural, religioso, económico, desportivo e social , numa junção equilibrada do sagrado e do profano.
A procissão de S. José é outro momento que irá conferir às Festas a sua grandiosidade, na qual irão participar cerca 33 andores, em representação de todas as 29 paróquias do arciprestado.
Há também a registar o 2.º fim-de-semana gastronómico dedicado ao “Cabrito à S. José e às Rochas do Pilar” que coincide com o último das Festas (17, 18 e 19 de Março), em que se poderá saborear nos restaurantes aderentes este ex-libris da gastronomia da Póvoa de Lanhoso. A par desta iniciativa, há também a possibilidade de aproveitar o desconto de 10% nos estabelecimentos hoteleiros que aderiram a esta iniciativa.
Direcionado para povoenses e forasteiros, espera-se que o S. José deste ano proporcione, a todos e a todas, momentos memoráveis de alegria!