A Póvoa de Lanhoso esteve presente na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) na edição deste ano, com inúmeros visitantes a passar pelo stand, a questionar e a recolher informação acerca das nossas ofertas turísticas e a apreciar, ao vivo, a arte de fazer filigrana.
Filigrana da Póvoa de Lanhoso, que muita admiração causou aos que pararam para observar o artesão povoense, Luís Rodrigues, da Oficina do Ouro, sentado na banca de ourives a “encher” (termo específico que designa a arte de preencher os espaços das peças com os finíssimos fios de ouro).
Após 12 anos, a Póvoa de Lanhoso regressa à mais importante feira de turismo a nível nacional, num stand próprio, em cuja imagem, concebida para o efeito, se destacavam a Maria da Fonte, a Filigrana e o Castelo de Lanhoso, ex-libris do concelho.
Durante os cinco dias em que decorreu este certame, foi mostrado o que de melhor a Póvoa de Lanhoso tem para oferecer. Deste leque de ofertas, destacamos, além da filigrana, outros produtos regionais, tais como os charutos, os doces da romaria e as rochas do pilar, os licores e os vinhos dos produtores locais. Também aos percursos pedestres e às empresas de animação turística, bem como ao alojamento local e à gastronomia, foi dado o devido relevo.
No que concerne aos visitantes profissionais, para quem estavam vocacionados os primeiros dias do evento, foi registado pelos técnicos do Município presentes, um grande interesse em incluir a Póvoa de Lanhoso nos seus roteiros, quer por causa da filigrana, quer pelas vertentes religiosa e gastronómica. Registaram também que, ainda nos dias de hoje, há desconhecimento por parte de muitos, que a Póvoa de Lanhoso é umas das terras produtoras da filigrana, onde as oficinas tradicionais preservam as suas técnicas ancestrais.
A Bolsa de Turismo de Lisboa é uma das mais importantes feiras deste setor a nível internacional e registou, nesta edição mais de 45.500 visitantes, o que a constitui como a mais abrangente montra da diversidade e qualidade da oferta turística nacional.
Foi neste mercado de excelência, que articula a procura e a oferta, que a Póvoa de Lanhoso se mostrou, ajudando a criar condições para que o setor do turismo continue a apresentar resultados cada vez mais positivos.