A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinalou esta data com a realização de um almoço onde participaram 130 mulheres, todas elas utentes dos centros de convívio que existem no concelho e que integram a Rede Municipal.
O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, que foi convidado para este evento, disse na sua mensagem: “Quero, hoje em especial, homenagear todas as mulheres da Póvoa de Lanhoso, homenagem que se reveste de maior significado porque a Póvoa de Lanhoso é a terra da Maria da Fonte, mulher que faz parte da nossa história, que nos deixou o ensinamento de que nunca devemos desistir das nossas lutas. Hoje é dia de lembrar as mulheres e a sua força e, havendo mulheres que sabem a força que têm, há, ainda, muitas que não o sabem. Ainda temos um longo caminho para percorrer para termos uma sociedade com igualdade de direitos, de oportunidades, com a igual valorização entre homens e mulheres ”.
Do programa, fez ainda parte a animação pelo palhaço Fernando que proporcionou a todas e todos os presentes momentos hilariantes em que as palmas e as gargalhadas dominaram o ambiente. O almoço prolongou-se ainda pela tarde fora com a música e dança, em que todas participaram. São momentos como estes que ajudam a reviver boas memórias a todas as que se deixaram contagiar pela alegria destes bons momentos.
Esta foi a primeira vez que os Centros de Convívio levaram a efeito esta atividade, cuja adesão superou largamente as expetativas, com um número tão significativo de utentes a participar e cujas idades variaram os 60 e os 94 anos.
A Vice-Presidente e Vereadora do Pelouro Sénior, Fátima Moreira, que também esteve presente, focou em especial “a importância destes momentos, que contribuem para debelar sentimentos de solidão e situações de isolamento em que, tantos dos nossos idosos e das nossas idosas, se encontram. É importante continuarmos a trabalhar para que se criem condições para o reforço de laços entre todas e todos, para que momentos como este se repitam, quer seja para assinalar estas importantes efemérides, seja noutras atividades”.