A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinou um protocolo de colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana de Castelo com vista à concretização do Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro.
O Vereador do Turismo e Eventos, Ricardo Alves, representou a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso neste ato, que decorreu no passado dia 3 de maio, em Braga.
No âmbito do Programa de Formação Mais Próxima (realizado no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2021, de 16 de junho (Plano Reativar o Turismo - Construir o Futuro), o Turismo de Portugal identificou os Municípios como Parceiros Estratégicos, enquanto agentes mais próximos da realidade local e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem.
Assim, o Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro procura operacionalizar os objetivos definidos no âmbito da Estratégia para o Turismo 2027: valorizar o território e as comunidades, impulsionar a economia, potenciar o conhecimento, gerar redes e conectividade e projetar Portugal, com as pessoas no centro da estratégia.
Torna-se assim indispensável desenvolver as competências e robustecer as qualificações dos recursos humanos do setor, promover a captação e atração de talento, assim como revigorar as competências de gestão das empresas, tornando-as mais competitivas e mais resilientes para gerir situações de crise como a atual.
O Turismo de Portugal propõe-se, assim, responder a este desafio com um ambicioso programa de formação mais próximo das pessoas; mais próximo das necessidades dos territórios e mais próximo dos desafios do Turismo do futuro.
O grande objetivo deste programa é capacitar os territórios e as suas pessoas na arte da hospitalidade, através do desenvolvimento de um plano de ação que permita formar, massivamente, os profissionais do setor e de atividades conexas ao mesmo, num movimento concertado ao longo de todo o território, procurando responder de forma mais próxima às necessidades identificadas, com vista a contribuir para a melhoria das competências das pessoas do Turismo e, consequentemente, a melhoria dos serviços prestados.