O concelho da Póvoa de Lanhoso irá receber 10 oleões de rua, tendo o primeiro sido colocado na freguesia de Rendufinho, marcando o início de uma campanha que a Braval irá estender a outras freguesias.
Esta ação contou as presenças do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro e do Vereador do Ambiente, Paulo Gago. Da Braval, esteve presente o Diretor Geral, Pedro Machado, acompanhado por elementos do Conselho de Administração. Bernardino Guimarães, Presidente da Junta de Freguesia de Rendufinho esteve também na entrega do oleão, destinado a fazer a recolha seletiva dos óleos domésticos.
Frederico Castro, Presidente da autarquia, referiu que “este é um momento simbolicamente importante – é o primeiro passo que estamos a dar, em conjunto com a BRAVAL, para podermos ter no concelho pontos de recolha para este tipo específico de matéria. Será um importante contributo, quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista da eficácia dos serviços. Há agora a possibilidade de a população poder colocar o óleo usado, a qualquer hora, num local adequado, para a sua posterior recolha.”
“Temos feito este caminho em conjunto com a BRAVAL”, continuou o Presidente da Câmara Municipal, “que escolheu a Póvoa de Lanhoso e Braga para dar este primeiro passo porque há uma relação de trabalho conjunta muito próxima e eficiente. Os objetivos que são definidos e que são de âmbito ambiental, são traçados em comum e reforçam a eficácia e a otimização dos serviços, para que os habitantes possam ter o melhor serviço ao melhor preço possível.”
Sublinhou que “o custo dos serviços prestados pela BRAVAL aos clientes e habitantes da Póvoa de Lanhoso, é o mais baixo que é praticado em todo o país. A relação qualidade/preço é a melhor, e isso tem que ser valorizado, bem como a disponibilidade permanente que a BRAVAL tem demonstrado para encontrar com a Câmara Municipal soluções.”
A população será sensibilizada para a correta utilização destes equipamentos, através dos meios de comunicação e pelas redes sociais, que têm um papel proeminente na difusão da informação, paralelamente a uma estratégia de comunicação, conjunta, entre estas duas entidades, que vai fazer com que as pessoas se familiarizem com esta realidade e adotem comportamentos mais adequados.
O Presidente do Conselho de Administração, Rui Morais, explicou que esta ação, pioneira no país, se insere no projeto iniciado em 2008, que já contemplava a recolha porta-a-porta destes resíduos, que resultou na recolha de mais de um milhão de litros de óleo usado. Esta iniciativa vai complementar a que já existia, sendo mais uma possibilidade para que as pessoas possam contribuir para a preservação do meio ambiente. A decisão de escolher a Póvoa de Lanhoso para implementar mais esta medida é a repercussão da dimensão dos registos de recolha já existentes, pois o concelho está em segundo lugar, apenas sendo superada por Braga.
A instalação de oleões é uma medida que será, a seu tempo, alargada aos restantes Municípios que fazem parte da área de recolha abrangida pelos serviços da Braval.