Cerca de 187 crianças da Póvoa de Lanhoso já estão certificadas com o cartão de “Ciclista Urbano 2023”, que receberam no âmbito da sua participação no projeto “Póvoa no Pedal - Programa de Mobilidade Sustentável”.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, e a Vereadora da Educação, Fátima Moreira, entregaram os referidos cartões em dois momentos distintos, que aconteceram na Escola Básica Gonçalo Sampaio e na Escola Básica do Ave, na tarde de 22 de maio, no âmbito da iniciativa “Maio Social”, promovida pela Autarquia Povoense.
O projeto “Póvoa no Pedal - Programa de Mobilidade Sustentável” foi implementado através das atividades que compõem o programa EducaBicla. Desenvolvido pela primeira vez no presente ano letivo (2022/23), este programa de educação não formal em contexto escolar abrangeu um universo de 187 crianças do 6º ano do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso e do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio.
Inseridas no currículo escolar e fazendo uso dos tempos letivos das disciplinas de Educação Física e de Educação para a Cidadania, as 27 sessões do projeto foram desenvolvidas em várias fases, de âmbito teórico, com uma abordagem a sinais de trânsito, recomendações de segurança e a manobras; e de âmbito prático, abordando comportamentos corretos e incorretos, equilíbrio e explicações mecânicas. No final, após a avaliação dos conhecimentos adquiridos e da respetiva certificação, os/as “ciclistas” ficaram aptos para receber o “Cartão de Ciclista Urbano”, o que agora aconteceu.
A adoção de estilos de vida saudáveis, através da utilização da bicicleta, e a promoção da mobilidade urbana sustentável, utilizando a mesma como meio de transporte, são imperativos da sociedade atual. Por isso, assume especial relevância a formação de ciclistas, desde a infância, para que possam pedalar em segurança e proteger o ambiente, ao mesmo tempo que elevam o índice de mobilidade ciclável no concelho.