Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Trabalhos de gestão de combustíveis a decorrer na Póvoa de Lanhoso
publicado a 6 de junho de 2023

Paulo Gago e Ricardo Alves, vereadores da Câmara Municipal, com pelouros atribuídos na área das Florestas e Proteção Civil, respetivamente, deslocaram-se a Galegos para acompanhar, no terreno, os trabalhos de gestão de combustíveis que estão a ser executados pela Brigada de Sapadores Florestais da CIM do Ave, nesta freguesia e também na freguesia limítrofe, Lanhoso.

Esta visita, que foi conduzida pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil, Pedro Dias, contou ainda com a deslocação ao ponto de água de Galegos, que foi recentemente intervencionado.

A Câmara Municipal, através da Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Ave, encontra-se a executar Faixas de Gestão de Combustível na Rede Viária Florestal em alguns pontos estratégicos do concelho e, com este modelo de limpezas, que foi já executado também em vários locais da União de freguesias de Fontarcada e Oliveira, pretende minimizar-se a possibilidade de surgimento e propagação dos incêndios, tentando precaver os riscos acrescidos na época que se aproxima.

Esta intervenção incide na limpeza de combustíveis numa faixa de 10 metros, medidos a partir do eixo da via, e pressupõe, não só a limpeza de matos, como também o corte de árvores, afastando a vegetação de modo a travar ou abrandar o comportamento dos incêndios, que porventura venham a acontecer.

Para minimizar comportamentos de risco na floresta e reduzir a carga combustível resultante do abate das árvores, é utilizado um biotriturador para proceder à eliminação destes resíduos florestais.

Todos os procedimentos levados a efeito decorrem de acordo com o que está definido na legislação (nomeadamente no decreto-lei 124/2006 e decreto-lei n.º 82/2021 de 13 de Outubro).