A Casa do Livro desenvolveu, no dia de ontem, várias atividades com alunos/as do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, com o objetivo de assinalar as Jornadas Europeias da Arqueologia.
Nesta iniciativa, as crianças participaram em simulações de uma verdadeira escavação arqueológica, criando-se a oportunidade para os sensibilizar para as técnicas e cuidados que devem observar quando se depararem com um espaço arqueológico. Foram-lhes ainda transmitidos os procedimentos de escavação a ter em conta para salvaguardar os fragmentos históricos.
Com a realização destas “escavações” pretende-se que os mais novos fiquem sensibilizados para a herança cultural do Concelho e para a valorização dos espaços arqueológicos.
Na Póvoa de Lanhoso, são vários os locais de interesse arqueológico já assinalados, como por exemplo, a recentemente noticiada Mamoa do Madorro, localizada junto do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, cujo processo de valorização já teve início.
As Jornadas Europeias de Arqueologia têm como objetivo alertar e incentivar os poderes públicos e os intervenientes nas diversas áreas ligadas à arqueologia para a necessidade de valorizar e preservar o património arqueológico dos países europeus. Visam, ainda, promover a constituição de uma rede, no domínio da arqueologia, em todos os países membros do Conselho da Europa.