Está marcado para domingo, dia 2 de Julho, o 1.º desfile de Marchas Populares da Póvoa de Lanhoso!
Os/as participantes vão concentrar-se no Largo António Lopes, local de onde arranca o desfile que vai percorrer a Avenida Comandante Luís Pinto da Silva e a Avenida 25 de Abril, culminando na Praça Eng.º Armando Rodrigues. No final, é ali que vai decorrer um arraial, que conta com a participação de todos/as quantos/as se quiserem juntar a esta festa popular.
A ensaiar há dois meses para este evento, vão participar 13 grupos, designadamente, das Uniões de Freguesias de Águas Santas/Moure e de Campo/Louredo, das Juntas de Freguesia de Covelas, Galegos, Garfe, Lanhoso, Santo Emilião, São João de Rei, Taíde e de Travassos, da Casa de Trabalho de Fontarcada, da ASSIS e um grupo dos Centros de Convívio/Município da Póvoa de Lanhoso, envolvendo cerca de 367 intervenientes.
As capacidades criativas dos participantes foram também colocadas à prova, pois cada grupo é responsável pelos adereços e pelos figurinos, bem como pelas músicas e as coreografias, que são também escolhidas por cada um deles.
Esta iniciativa integra projeto Póvoa Dança, cujo primeiro evento foi a Comemoração do Dia Mundial da Dança. A ser promovido pela autarquia, este projeto, apresentado no final do passado mês de Abril, tem como parceiras todas as associações que desenvolvam ações ligadas à dança, mas não só, assumindo uma perspetiva de abrangência de todos segmentos de públicos. O “Póvoa Dança” lança o desafio que visa dar um contributo para a inclusão sóciocultural, a educação pela arte, a reabilitação e a promoção da saúde, na perspetiva de poder colaborar para a manutenção de uma comunidade cada vez mais ativa e saudável.
Assim, a Póvoa de Lanhoso festeja os Santos Populares com o 1.º Desfile de Marchas da Terra do Ouro, trazendo para a rua o ambiente de música, dança, movimento e cor, que lhe são peculiares. Venha assistir e deixe-se contagiar pela alegria e animação!