A plataforma informática ATENDIMENTO@NET foi apresentada numa sessão que registou a presença de grande número de técnicos e representantes de gabinetes de projetos de arquitetura e de especialidades do concelho da Póvoa de Lanhoso e dos concelhos vizinhos, na qual estiveram também presentes o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, e o Vereador do Pelouro do Urbanismo, Paulo Gago.
Com o objetivo de apresentar e divulgar esta plataforma online, o Presidente do Executivo Povoense fez uma breve apresentação da mesma, deixando as explicações mais detalhadas e técnicas para a representante da empresa responsável pela execução e desenvolvimento desta plataforma.
“Neste momento, posso dizer que estamos preparados para avançar, em termos tecnológicos e do ponto de vista da desmaterialização de procedimentos, no sentido de agilizar processos, torná-los mais transparentes e torná-los mais acessíveis aos técnicos e aos munícipes, tornando tudo mais prático, e acima de tudo, mais eficaz” – explicou Frederico Castro, que continuou:
“Acreditamos que, com esta plataforma, atendimentonet.mun-planhoso.pt, estamos agora em condições de podermos modernizar este serviço, nomeadamente na área do urbanismo, pois esta ferramenta de trabalho será determinante para todos os técnicos dos gabinetes de arquitetura que, no dia-a-dia, se relacionam com o município da Póvoa de Lanhoso pois, através dela vão passar a ter informação detalhada, em tempo útil; vão saber, por exemplo, em que ponto estão os processos, se já tramitaram, se há algum documento em falta. Podemos, assim, ambicionar aquilo que é objetivo último do trabalho que desenvolvemos, prestar um serviço melhor aos munícipes.”
O acesso a esta plataforma pode ser feito através da página eletrónica do Município www.povoadelanhoso.pt (serviços online) e, após autenticação do/a utilizador/a, os documentos poderão ser submetidos em formato digital de forma rápida e célere. Esta ferramenta vai permitir a instrução digital de Pedidos de Licenciamento, de Autorização e comunicação de Comunicações Prévias, relativas a operações urbanísticas, na ótica do RJUE, sem necessidade de se dirigir ao Balcão Único, nos Paços do Concelho.
Todas as fases processuais vão ser tramitadas sem recurso ao formato físico “papel”, contribuindo-se, assim, para uma significativa poupança económica e ambiental. Outra mais-valia desta plataforma é tornar prescindíveis as deslocações aos Serviços do Município, poupando, também, recursos.
Durante um período de três meses, a partir desta data, os processos ainda poderão ser apresentados em formato físico, mas, findo este prazo, esta opção deixa de estar disponível.