O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro e a Vice-presidente e Vereadora da Educação, Fátima Moreira, visitaram as escolas do 1.º ciclo do concelho, nos primeiros dias de aulas deste ano letivo.
Apresentando a toda a comunidade escolar votos de bom ano, foi também o momento de entregar aos/às alunos/as do 1.º ciclo os Cadernos de Fichas e o material pedagógico diferenciado que o Município oferece, habitualmente, todos os anos.
O ano letivo que agora arranca foi todo planeado em torno do lema do Projeto Educativo Local “Nós Felizes, temos Sucesso”, em articulação com todos os agentes do sistema educativo. Nas linhas orientadoras deste executivo, a Educação assume-se como pilar fundamental no desenvolvimento humano e merece uma atenção especial, assumindo-a como uma das suas áreas prioritárias de intervenção.
Assim, estando empenhado em promover o sucesso educativo, o foco está no crescimento dos níveis de qualificação, na promoção de ações que estimulem Educação ao Longo da Vida, e que contribuam para a afirmação do Município como “Cidade Educadora”.
No reforço desta medida, projetos, como designadamente, o Hypatiamat (1.º, 2.º e 3.º ciclos), a plataforma + Cidadania (destinado às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo), o programa de generalização da aprendizagem da natação para os/as alunos/as do 5.º ano; o programa Eco-Escolas desenvolvido em todas as escolas e jardins de infância do concelho; o projeto Partilha com Energia, destinado aos/às alunos/as do Ensino Secundário, vão ter continuidade.
Também a implementação, nas turmas de 3º ano, do programa de desenvolvimento de competências socio-emocionais “Devagar se vai ao Longe” e o programa Férias Ativas Inclusivas que decorrerá no período de interrupção das atividades letivas, serão alvo de continuidade.
Neste campo de ação, mas atendendo à ajuda sempre atenta que o Município quer aportar aos agregados familiares, continuam a ser disponibilizados às crianças e jovens e encarregados de edução medidas de apoio social, como é o caso das Bolsas de Estudo, o Programa NaturaLanhoso e Programa PóvoaCresce.
Também a distribuição de fruta e leite escolar às crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo, a disponibilização de serviço de transporte especializado de táxi aos/às alunos/as integrados/as na Educação Inclusiva, sinalizados/as pelos Agrupamentos de Escolas; e, no âmbito da Escola a Tempo Inteiro, a disponibilização de Atividades de Enriquecimento Curricular aos alunos do 1º ciclo e das Atividades de Animação e Apoio à Família para as crianças do pré-escolar, são garantias que o Município não descura.
O Cartão Escolar Municipal, cuja implementação teve início no passado ano letivo, prossegue, junto das crianças do ensino pré-escolar até aos estudantes do 12º ano.
A recente assinatura do protocolo de colaboração entre o Município, as escolas do concelho e o Plano Nacional das Artes é mais uma prova de que a Câmara Municipal trabalha em cooperação com os agrupamentos de Escolas e com a EPAVE, para os/as jovens que são o futuro, mas, mais do que isso, são o presente de todos.
O processo de transferência de competências na área da educação que está em processo de consolidação, está a ser marcado pelo sucesso, pois resulta do excelente entrosamento colaborativo e da grande proximidade da Câmara Municipal com as escolas do concelho.