O Conselho Municipal da Juventude da Póvoa de Lanhoso (CMJ) reuniu com a presença do Vereador da Juventude e Associativismo, Ricardo Alves, do Presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga, (FABUJ), Fernando Vieira, bem com do seu Tesoureiro, Sérgio André Pereira, e dos Presidentes e responsáveis de algumas associações e movimentos juvenis do concelho.
O convite às associações partiu do Município que, nas palavras do Vereador responsável, quer “sentir o pulso aos movimentos juvenis e associativistas do nosso concelho, perceber os efeitos remanescentes do Covid e compreender de que modo poderão retomar a dinâmica existente antes da pandemia”.
Sabendo que as associações juvenis têm várias motivações e atividades que são o seu foco de atuação e intervenção, que vão desde os interesses ambientais, desportivos ou até mesmo políticos, o edil povoense deixou claro que “o mais importante não é o que move os jovens e estas associações, mas sim, que se movam!”
Passando a mensagem de incentivo aos/às jovens para “fazerem acontecer” e “para serem proactivos”, deixou a informação da existência, não só da possibilidade de criar uma Associação; de reativar Associações que já existiam; mas também de se constituírem como Associações de Carácter Juvenil. Nestes processos de adaptação o papel da FAJUB é crucial, uma vez que existe da parte desta entidade total disponibilidade para cooperar. Devendo estes pedidos ser apresentados ao Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ), o processo deverá, em breve poder ser feito a partir do Gabinete de Apoio às Associações, sedeado no Espaço Jovem.
O CMJ da Póvoa de Lanhoso, cujo regulamento foi aprovado em 2017, não reunia desde 2019. Com alicerces lançados, é agora o momento de o reavivar, fazendo-o crescer e solidificando o seu papel na comunidade, em especial junto dos/das jovens povoenses.
Sendo o propósito desta reunião, que decorreu no CIMF, reforçar a importância do Associativismo como escola de cidadania participativa e veículo de aprendizagem social, fica lançado o desafio aos/às jovens povoenses para que abracem uma causa e se associem, que criem espaços de discussão e conciliação, pois é através destas dinâmicas que vão produzir mudanças no seu próprio presente e, consequentemente, no futuro da Póvoa de Lanhoso.
A próxima reunião ficou já marcada para Dezembro, data em que se espera que mais associações oriundas de todo o concelho já se tenham ligado a este movimento. Dois pontos que já ficaram em agenda referem-se à eleição dos representantes do CMJ no Conselho Municipal de Educação e nas Comissões de Honra e Executiva, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do dia 25 de Abril.