O Santuário de Nossa Senhora do Porto de Ave é um conjunto religioso constituído por uma igreja, que engloba um museu de arte sacra popular, uma Via Sacra com capelas dedicadas a episódios da vida da Virgem Maria e vários edifícios, originalmente de apoio aos peregrinos.
A edificação deste lugar de culto teve origem numa imagem de Nossa Senhora do Rosário, muito deteriorada, acondicionada na igreja paroquial de Taíde, até 1730. Esta escultura foi oferecida a Francisco de Magalhães Machado, mestre-escola do Porto de Ave. Miraculosamente, da noite para o dia, esta estátua ficou limpa e dourada. A imagem também ficou associada à cura repentina da perna partida de um menino que brincava com os colegas no recreio da escola. Face a estes acontecimentos, mudam o nome para Nossa Senhora dos Milagres mas continuava depositada numa capelinha muito pobre.
Motivados pelo rápido aumento das devoções, um conjunto de pessoas criou a Confraria de Nossa Senhora do Porto de Ave, em 1732, e lançaram a construção de uma capela. Em pouco tempo, a pequena ermida estava transformada num grande santuário de elevada riqueza patrimonial e religiosa que, associado ao volume de visitantes, é considerado um dos mais importantes Santuários Marianos de Portugal.
Por Carta Régia, emitida a 14 de abril de 1874, foi elevado à categoria de Santuário Real.
Sanctuary of Nossa Senhora do Porto de Ave
Santuário de Nª Srª de Porto de Ave (Áudio)
Consulte aqui o mapa da Rota dos Monumentos Inclusivos da Póvoa de Lanhoso