O mosteiro beneditino do Divino Salvador de Fontarcada foi fundado pelos finais do séc. XI ou início do séc. XII, devendo a atual igreja datar de meados do séc. XIII. O mosteiro foi extinto em 1455 e a igreja reduzida a secular.
O templo é composto por uma nave, alta e larga, com cobertura de madeira, e por cabeceira abobadada de três tramos, sendo dois retos e um de remate semicircular.
O alçado interior da cabeceira é ritmado por arcadas cegas em alternância com vão de iluminação, que animam e nobilitam as superfícies murárias. Esta solução foi enriquecida, no segundo quartel do século XVI, por pintura mural figurativa e decorativa, da qual restam apenas alguns vestígios.
A rosácea do frontispício, próxima das soluções góticas, foi reconstruída no século XX. A campanha de restauro realizada pela DGEMN, nessa centúria, procurou apagar os elementos modernos introduzidos nos séculos XVIII e XIX e devolver ao edifício a sua pureza ancestral. A torre sineira setecentista conservou-se, mas os retábulos, coro alto, confessionários e abóboda estucada foram removidos.
Romanesque church of Fontarcada
Igreja Românica de Fontarcada (Áudio)
Consulte aqui o mapa da Rota dos Monumentos Inclusivos da Póvoa de Lanhoso