Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Em “luta” contra o desperdício- projeto piloto vai ser implementado na Escola Básica António Lopes
publicado a 2 de novembro de 2023

A apresentação deste projeto, que teve lugar no passado dia 26 de Outubro, na Escola Básica António Lopes, contou com a presença da Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Fátima Moreira; da Chefe de Divisão da Educação e Serviço Social; do Vice-diretor e da Adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio; da Coordenadora da Escola Básica António Lopes; da Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação daquela escola e de uma representante da Santa Casa da Misericórdia, entidade fornecedora das refeições àquele estabelecimento de ensino do 1.º Ciclo.

“Em “luta” contra o desperdício” foi apresentado pela equipa “Da Quinta ao Garfo” da Sol do Ave da qual fazem parte duas nutricionistas e a coordenadora, que são quem vai dinamizar esta iniciativa.

Este projeto nasceu de uma necessidade identificada pela responsável do executivo povoense, Fátima Moreira, ao deparar-se com evidências de que seriam várias as crianças que, pelos mais variados motivos, não consumiam as suas refeições. Nesse seguimento, sugeriu a implementação de um Plano que as incentivasse a alimentar-se corretamente, quer em termos de diversidade, quer em termos quantitativos. O objetivo é contribuir para que as refeições dos/das alunos/as sejam mais saudáveis e, paralelamente, para que a redução do desperdício seja maior.

Assim, enquadrado no Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), lançado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação, a Sol do Ave, entidade líder, delineou “Em “luta” contra o desperdício”, um projeto piloto que vai ser agora implementado na escola escolhida, a António Lopes.

De referir que a CIM (Comunidade Intermunicipal) do Ave e a Probasto (Associação de Desenvolvimento Rural de Basto) são parceiros oficiais deste projeto que pertence à Rede Rural Nacional e que conta com financiamento da União Europeia.

Os objetivos são ambiciosos, pois além de promoverem uma alimentação equilibrada e sustentável, querem também combater o desperdício alimentar. Mais especificamente, ao longo do ano letivo, pretende-se com esta ação que os alunos/as aumentem a sua literacia alimentar e façam escolhas alimentares informadas no dia-a-dia, que valorizem os produtos endógenos e de qualidade certificadas, que adiram à dieta mediterrânica e que não desperdicem comida.

Após uma primeira intervenção, que será feita junto de funcionários e professores e de uma sessão com os pais e encarregados de educação, a medição dos desperdícios alimentares terá início, na cantina, com a recolha diária dos restos das refeições, que será quantificada.

Na linha cronológica estipulada serão realizadas outras ações e atividades com o intuito de alertar e consciencializar as crianças e, perto do final do ano, será feita uma nova medição do desperdício, esperando-se, então, que nesta altura, o resultado seja bem menor, sinal de que a mensagem foi bem recebida e percebida.

É importante que os alunos/as retenham a informação de que todos os alimentos que estão no prato são importantes para a sua saúde e para o seu desempenho escolar e que é imprescindível reduzir o desperdício para um desenvolvimento sustentável do nosso planeta.