Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Idosos/as pintaram o Dia Mundial da Escrita na Casa do Livro
publicado a 15 de fevereiro de 2024

Foram 20 os/as idosos/as do Centro Social e Paroquial de Monsul que participaram numa atividade de escrita que se realizou, hoje, na Casa do Livro.

Apesar de já se ter assinalado o Dia Mundial da Escrita no final do mês de Janeiro, foi tempo, ainda, para os/as utentes desta IPSS assinalarem esta data na Biblioteca Municipal.
Sabendo de antemão que algumas pessoas tem um grau de literacia muito baixo, a verdade é que as atividades oferecidas respeitaram todas estas especificidades As técnicas dos Serviços Educativos preparam os materiais de acordo com o público presente e direcionam os trabalhos de modo a poder integrar todos/as, proporcionando-lhes a oportunidade de realizar tarefas, que de outro modo seriam irrealizáveis. “Só tenho a segunda classe, mas ainda me lembro de como era o M”, dizia a D.a Maria. Noutros casos, em que a memória ou a vida não ajudou, os balões das folhas ganharam cor e as letras impressas foram contornadas a marcador.

No final da atividade de hoje, o Sr. Carlos, o poeta deste grupo brindou todos/as com um poema da sua autoria, que dedicou às técnicas que os receberam.

São momentos de alegria e de partilha entre o grupo que ficam registados na memória de todos/as eles/elas e que a diretora técnica acompanha semanalmente. Às quintas-feiras estes/as utentes deslocam-se, habitualmente à vila, para realizar diversas atividades nos espaços municipais, como por exemplo, no Centro Interpretativo Maria da Fonte, ou no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, aonde vão cuidar da sua horta, no âmbito do projeto Hortas Comunitárias Nestas manhãs, podem ainda ser efetuadas “atividades de independência”, como ir à farmácia ou à feira e, antes de regressarem às suas casas, almoçam no Espaço Jovem.

São estas parcerias dinâmicas que o Município pretende incentivar, criando-se condições e oportunidades para que todos/as os idosas/as do concelho se mantenham ativos e autónomos. Com estas iniciativas, que estimulam a motricidade e a memória e contribuem para uma melhor saúde física e mental, proporcionam-se também momentos de convívio, que contribuem para combater o isolamento e a solidão da nossa população mais idosa.