A Póvoa de Lanhoso é o único concelho a assinalar o Dia Municipal para a Igualdade a 23 de Março, uma efeméride convencionalmente celebrada em Outubro.
Unindo o dia do início da Revolução da Maria da Fonte, um dos elementos mais identitários do Concelho e que marca a força do empoderamento feminino a ações que determinam a luta pela Igualdade de Género, a decisão de fazer coincidir as datas foi unânime.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso irá, então, celebrar esta data, antecipando a realização das iniciativas marcadas, já amanhã.
Uma delas, a atividade “COMPROMETIDOS/AS COM A IGUALDADE” que irá decorrer de manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho vai contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, que irá entregar às/aos funcionárias/os a declaração de participação na ação de capacitação acerca do tema “Igualdade de Género e Não Discriminação”.
A referida ação de capacitação permitiu o acesso aos conteúdos de forma assíncrona, para que cada um e cada uma pudessem fazê-lo nos momentos em lhes fosse mais favorável e era composta por quatro módulos, contendo o 1.º, 2.º e 3.º módulo, uma ficha de consolidação de conhecimentos. O 4.º módulo era composto exclusivamente por um trabalho de avaliação individual, no qual era solicitada a abordagem às temáticas da ação e o compromisso individual com a promoção da efetiva igualdade, escrevendo para o efeito uma carta a si próprio/a.
A segunda parte do dia será dedicada à visita a vários monumentos que integram a Rota dos Monumentos Inclusivos da Póvoa de Lanhoso, designadamente a Estátua da Maria da Fonte, em Fontarcada; a Igreja Românica de Fontarcada e Santuário de Nossa Senhora de Porto D´Ave.
A criação desta Rota, no final do ano passado, teve como objetivo principal facultar o acesso ao conhecimento sobre o património do concelho através de elementos interpretativos adequados às necessidades de cada pessoa, e atrair novos públicos. Este recurso conta uma narrativa histórica do concelho, tendo sido criada uma interpretação, simples e sintetizada para cada elemento arquitetónico. Todas as informações foram produzidas em português, traduzidas para Inglês, adaptadas para braille, Língua Gestual Portuguesa, áudio e um mapa que identifica os outros monumentos inclusivos.
O Dia Municipal para a Igualdade é celebrado por inúmeras organizações que representam a sociedade civil e que têm o objetivo maior a promoção de valores de Igualdade, Inclusão e Participação, que são também o que a Câmara Municipal procura alcançar com a dinamização das atividades marcadas para este dia.