A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso celebrou esta data na passada sexta-feira, 22 de Março, com a realização de duas iniciativas. A primeira decorreu no período da manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, no período da tarde, teve lugar uma visita a monumentos que integram a Rota dos Monumentos Inclusivos da Póvoa de Lanhoso.
Fátima Moreira, Vereadora com o Pelouro da Promoção da Igualdade, dirigindo-se ao grande número de funcionários/as presentes na entrega dos certificados disse: “Desejo que esta formação vos tenha despertado para a reflexão acerca do tema da Igualdade… que percebam que, no nosso dia-a-dia, somos nós que fazemos as mudanças com os nossos pequenos atos; se todos e todas tivermos essa consciência, podemos fazer a diferença naquilo que nós somos enquanto pessoas, enquanto instituição, enquanto comunidade e podemos, assim, contribuir para uma sociedade cada vez mais igualitária e onde todos/as percebam que têm um espaço, apesar das suas limitações ou poucas literacias, mas que têm espaço.”
Foram 64 os/as colaboradores/as que concluíram com sucesso esta ação de capacitação acerca do tema “Igualdade de Género e Não Discriminação”, cuja disponibilização de conteúdos decorreu de forma assíncrona, para que cada um/a pudessem aceder-lhe nos momentos em lhes fosse mais oportuno. O último módulo era composto apenas por um trabalho de avaliação individual, no se solicitava a abordagem às temáticas da ação e o compromisso individual com a promoção da efetiva igualdade, escrevendo para o efeito uma carta a si próprio/a.
Da parte da tarde decorreu a visita a alguns dos monumentos que integram a Rota dos Monumentos Inclusivos da Póvoa de Lanhoso, designadamente à Estátua da Maria da Fonte, em Fontarcada; à Igreja Românica de Fontarcada e ao Santuário de Nossa Senhora de Porto D´Ave.
Participaram nesta iniciativa utentes da Casa de Trabalho de Fontarcada e da AADVDB acompanhados/as por monitores/as das instituições.
A criação desta Rota, no final do ano passado, teve como objetivo principal facultar o acesso ao conhecimento sobre o património do concelho através de elementos interpretativos adequados às necessidades de cada pessoa.
A aposta na concretização desta Rota demonstra o empenho do executivo povoense na promoção da igualdade numa perspetiva transversal, criando condições de acesso à História da Póvoa de Lanhoso a todas as pessoas em igualdade de circunstâncias, independentemente da sua condição social, educacional, física ou cognitiva. A inclusão, promovendo a igualdade de oportunidades, é o caminho que se está a trilhar.
O Dia Municipal para a Igualdade é globalmente assinado a 24 de outubro, porém, a Póvoa de Lanhoso, que tem na sua História uma heroína, a Maria da Fonte, instituiu a celebração desta efeméride no dia 23 de março, data que marca o início desta Revolução, na primavera do ano de 1846.
A data pretende consciencializar sobre questões de desigualdade que ainda persistem na sociedade e a Póvoa de Lanhoso quis unir a figura da Maria da Fonte, um dos elementos mais identitários do Concelho, e que marca a força do empoderamento feminino, a ações que reforçam a luta pela Igualdade de Género. Este é um tema complexo que abrange várias áreas da sociedade, incluindo emprego, salários, representação política, acesso à educação, saúde e violência de género, ao qual todos/as nós devemos dedicar a maior atenção e comprometimento.