Na reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Póvoa de Lanhoso foi feita a apresentação do Atlas dos Municípios Saudáveis que é uma plataforma de acesso público desenvolvida no âmbito da Rede de Municípios Saudáveis (RPMS).
A Póvoa de Lanhoso integra esta rede que resulta de protocolo estabelecido com a Equipa de Investigação em Geografia da Saúde do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (CEGOT-UC).
Este Atlas contribui para a caraterização da saúde da população concelhia e avaliação dos seus determinantes, e serve como ponto de partida para informar a decisão e a ação do Município relativamente a esta temática.
Fornece, ainda, uma base de evidência sobre o estado de saúde da população (de que doenças sofre, de que causas morre) e sobre os fatores contextuais que influenciam a sua saúde e bem-estar, nomeadamente as condições sociais, económicas e ambientais (como vive, a que recursos tem acesso).
Fatores como os cuidados de saúde disponíveis, estilos de vida e comportamentos, educação, ambiente económico e social, ambiente físico ou segurança são determinantes para a avaliação do “estado de saúde” da população.
Na referida reunião do CLAS, à qual presidiu a Vice-Presidente e responsável pelas áreas da Saúde e da Solidariedade Social, Fátima Moreira, vários outros pontos de grande interesse foram abordados. Destaca-se dessa extensa agenda a remodelação e alargamento da resposta de serviço de apoio domiciliário no baixo concelho que foi dada a conhecer ao plenário e o projeto de candidatura do Centro Social e Paroquial de Monsul para a criação de resposta social de Habitação Colaborativa e Comunitária.