Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Especialistas discutiram perigos da utilização excessiva da internet e importância do Brincar
publicado a 24 de maio de 2024

No âmbito das Jornadas da Educação e da Família, especialistas reconhecidos pelo seu trabalho na área da utilização excessiva dos telemóveis e dos perigos que isso pode representar para o crescimento saudável de crianças e jovens, partilharam as suas experiências e conhecimentos com a comunidade escolar povoense. Para esta sessão foram convidados Carlos Neto e Tito de Morais e Cristiane Miranda que fizeram as suas comunicações em dois momentos distintos destas Jornadas que decorreram na Póvoa de Lanhoso, no dia 22 de maio.
Carlos Neto, Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e investigador com amplo e reconhecido trabalho desenvolvido nacional e internacionalmente, apresentou a Conferência “Escolas e Famílias mais Felizes”, que se centrou na importância que o brincar e o jogo, a independência e a mobilidade assumem no desenvolvimento da criança.
A apresentação “Pais Digitais – Pela Parentalidade Digital Positiva” esteve a cargo de Tito de Morais, fundador do projeto “Miúdos Seguros na Net”, e de Cristiane Miranda, cofundadores do projeto “Agarrados à Net”, que promove o bem-estar digital. Ambos têm ampla experiência nas questões que se prendem com o uso seguro da internet pelas crianças e jovens.
O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, abriu estas Jornadas da Educação e da Família, cujo tema era “Aprendendo, Navegando e Brincando Juntos: Escolas e Famílias Mais Felizes”, que pretenderam também assinalar o Dia Internacional da Família.
Começou por agradecer a todos/as os/as presentes terem aceitado o convite para estarem presentes nesta sessão, “para debater esta que é uma nova realidade das escolas, das famílias, das novas tecnologias. Todos temos de compreender esta realidade para a saber interpretar e nos prepararmos para ela, porque, de facto, as novas tecnologias podem ser algo de muito benéfico, mas também trazem muitos riscos, potenciais perigos para os quais nós todos devemos estar preparados, para saber lidar com eles.”
Frederico Castro quis ainda fazer uma referência especial aos/às professores/as e às Associações de Pais, que também estiveram representadas, e às funcionárias do Município que desenvolvem nesta área o seu trabalho, cujo papel é de extrema importância na ação da Câmara Municipal junto de toda a comunidade.
A apresentação das experiências desenvolvidas pelo Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e pelo Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso sobre a restrição do uso de telemóveis no contexto escolar decorreu logo de seguida. Esta partilha pretendeu destacar os esforços e as experiências dos dois Agrupamentos de Escolas do concelho, cujos diretores estiveram presentes, para promover uma melhor gestão do uso dos telemóveis por parte dos/das alunos/as em contexto escolar.
A constatação de que as crianças têm cada vez menos tempo para brincar livremente ao ar livre, perto da natureza e do papel dominante que as novas tecnologias assumem nas suas vidas, com benefícios, mas também que também têm consequências para a sua segurança e saúde mental, foi o mote para a realização destas Jornadas.
Estas destinavam-se a docentes e não docentes, pais e mães, encarregados/as de educação, pessoal técnico que trabalha direta ou indiretamente com crianças e jovens e à comunidade com interesse nestas temáticas.
Face à atualidade e pertinência destas questões, o debate destes temas, com a ajuda de especialistas, contribuiu para que, em conjunto, sejamos uma comunidade promotora de desenvolvimento, bem-estar e felicidade das nossas crianças.