Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal reuniu entidades parceiras do SIGO para balanço
publicado a 31 de outubro de 2024

O Salão Nobre dos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso acolheu, mais uma vez, a reunião das entidades parceiras do SIGO – Serviço municipal para a Igualdade de Género e de Oportunidades, que decorreu sob o mote “A importância da intervenção em rede na prevenção e combate à violência doméstica e de género”.

A Vice-Presidente e Vereadora para a Promoção da Igualdade da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, conduziu esta reunião, tendo lembrado que a Autarquia acaba de ser, novamente, distinguida com o prémio que a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género atribui, de dois em dois anos, designado “Viver em Igualdade”, “o que resulta, também, do trabalho centrado no SIGO e na sua rede de parceiros”.

O SIGO já conta com uma rede de 15 entidades parceiras como o Departamento de Investigação e Ação Penal; a GNR; a Segurança Social; a ARS Norte, através do Centro de Saúde local; IPSS´s; a Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra; o ISAVE; e os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.

No decorrer desta reunião, foi possível, de entre outros aspetos, apresentar um balanço do trabalho e da abrangência da atuação, em 2023, do SIGO, que é uma resposta municipal, criada em 2010, mas que, ao fim destes anos, ainda é considerada inovadora no nosso país.

No âmbito da vocação interventiva deste serviço, destaca-se a realização de 725 atendimentos (presenciais e não presenciais) bem como as 109 pessoas acompanhadas, no período em análise. Referência ainda para as três integrações em Casa Abrigo e para os dois acolhimentos de emergência em entidades parceiras locais. Através da Resposta de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, foram acompanhadas ainda 19 crianças, sinalizadas e encaminhadas pelo SIGO.

Na vertente preventiva, destaca-se a continuidade do projeto Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos, junto de crianças do pré-escolar; a continuidade da Semana Municipal para a Igualdade e Não Discriminação; a realização de workshops, ações de sensibilização fóruns comunitários e formações. A implementação do Plano Municipal para a Igualdade de Género e Oportunidades, a publicação do Guia de Linguagem e Comunicação Inclusiva, a partilha de boas práticas, a participação em projetos e adesão a redes, são também alguns dos aspetos a destacar.

Esta reunião decorreu no dia 25 de outubro, inscrevendo-se no âmbito das comemorações de âmbito nacional do Dia Municipal para a Igualdade. Para além da apresentação dos resultados da atividade do SIGO, englobou ainda a apresentação dos resultados do projeto DISTURB, um estudo inovador e vanguardista, que visou mapear as dinâmicas locais nas questões da violência doméstica e promover possibilidades de intervenções a nível sistémico. Esta investigação contou com a participação das entidades que fazem parte da rede SIGO, de entre outras.

Se é vítima ou conhece alguém que o seja e necessite de ajuda, ligue 961 586 244 (também disponível por WhatsApp) ou contacte o serviço por Messenger e Instagram.