Coube à Vice-Presidente, Fátima Moreira, iniciar a sessão que teve como objetivo atualizar o Sistema de Antecipação de necessidades de Qualificação (SANQ) e identificar as dinâmicas económicas e do mercado de trabalho que influenciam a procura de qualificações, a curto e médio prazo, no concelho da Póvoa de Lanhoso.
Esta sessão realizada em contexto municipal decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e esteve a cargo do Professor Doutor João Cerejeira e Francisco Carballo Cruz da Escola de Economia de Gestão da Universidade do Minho. Estiveram presentes cerca de 10 empresas do concelho de vários setores, designadamente, o industrial, social e da saúde.
Fátima Moreira, referiu na sua intervenção, que “a atualização do SANQ é necessária e oportuna. A CIM do Ave está a liderar este processo que deve resultar numa oportunidade para se refletir sobre os desafios atuais do ensino profissional e das oportunidades que os Centro Tecnológicos Especializados irão aportar no desenvolvimento de novas competências dos estudantes e futuros profissionais. Ouvir as empresas neste processo é fundamental!”
Uma maior aproximação das escolas ao tecido empresarial é uma das sugestões apresentadas. É necessário ajustar o perfil profissional dos jovens às necessidades das empresas e por sua vez motivar os jovens para estas áreas de atuação onde existe necessidades de contratação.
O Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificação (SANQ) e de áreas e saídas profissionais prioritárias, criado e gerido pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, tem em vista produzir orientações para a definição da rede de oferta formativa e para a atualização do Catálogo Nacional de Qualificações.