O Município da Póvoa de Lanhoso acolheu uma capacitação presencial sobre educação não formal, realizada no âmbito do Projeto Ubuntu, o qual integra a vertente intermunicipal do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), encontrando-se a ser implementado em todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal do Ave desde novembro de 2024.
Esta formação decorreu nos dias 20 e 21 de fevereiro, tendo registado a participação de cerca de 35 pessoas: pessoal docente, assistentes operacionais e assistentes técnicos/as. As ações decorreram em espaços municipais da Póvoa de Lanhoso, como o Centro Interpretativo Maria da Fonte e os Paços do Concelho, tendo contado com a presença da Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal local, Fátima Moreira.
A referida capacitação presencial, com duração de dois dias, versou sobre a educação não formal, aplicada ao contexto do desenvolvimento de competências socio-emocionais e relacionais e sobre o programa de capacitação junto dos alunos e das alunas.
O Projeto Ubuntu consiste num programa de educação não formal, que visa o desenvolvimento de competências sócio emocionais, como o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, empatia e serviço, fundamentais para promover uma melhor saúde e bem-estar físico e psíquico. Tem como espaço privilegiado de atuação a escola e o seu universo educativo, envolvendo crianças, jovens, educadores/as e a comunidade educativa. Contribui para a descoberta do sentido e propósito das crianças, jovens e dos/as seus/suas educadores/as e, por meio disso, para a capacitação de novas lideranças ao serviço da comunidade.
Tendo como objetivo a capacitação de educadores e de educadoras, reconhecendo o potencial de transformação do método Ubuntu, pretende-se promover uma cultura de construção de pontes, na qual os/as líderes servidores/as tenham um papel cada vez mais relevante. Este Projeto prevê a capacitação teórico-conceptual e teórico-prática na metodologia do programa para educadores/as (professores/as, psicólogos/as, assistentes sociais, assistentes operacionais, encarregados/as de educação ...) indicados/as pelas escolas aderentes.