A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu a IV Semana do Emprego,.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, abriu esta Semana. “Estamos a trabalhar para ir de encontro às pretensões dos empresários e, durante as visitas ao tecido empresarial de todo o concelho, que temos realizado, percebemos que eles necessitam de pessoas com formação”, referiu, no final da sessão de abertura, que contou, também com a presença da Diretora do Centro de Emprego do Médio Ave, Helena Chaves, do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Durante esta Semana, organizada através do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) inserido nos Serviços Sociais e Saúde da Autarquia, o emprego e desemprego estiveram em debate. A mostra de emprego e formação que se realizou no dia 24 de maio, junto à Casa da Botica, foi um dos destaques, onde estiveram representadas várias entidades de recrutamento e de formação. Participaram nesta exposição a EPAVE, o Centro Qualifica da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, o VHPH/ Grupo Casais, a Adecco, o Grupo Leader, a Randstad e a Talenter e a própria Autarquia com o GIP, Banco de Voluntariado e o Projeto Geração Lanhoso e ASA.
No arranque desta iniciativa, que decorreu de 21 a 25 de maio, o seminário “À conversa com empresários! Tendências de recrutamento e competências valorizadas pelos empregadores” contou com representantes dos Recursos Humanos da Prozis e da DiverLanhoso, de Helena Chaves, onde se realçou as necessidades das empresas e as propensões na altura de recrutar, bem como dicas para quem se encontra à procura de emprego e a importância da adequação da formação em prol das necessidades das empresas.
“Terminei os Estudos e agora?” foi o tema do dia 22 de maio, tendo como oradora a técnica do Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Vieira, direcionada para alunos/as em final de estudos. Passos a seguir após os términos dos estudos, atitude a ter perante a questão de desemprego e que apoios existem para quem se encontra desempregado/a pela primeira vez foram alguns dos assuntos abordados.
O tema do dia 23 de maio “Um Caminho para o Emprego” foi dinamizado pela Técnica responsável do Eixo 1 do Projeto Geração Lanhoso, Raquel Carvalho. A plateia encontrava-se maioritariamente desempregada à procura de 1º emprego e foram abordadas as técnicas de procura de emprego, a atitude a ter perante as empresas e a forma como estas são “trabalhadas” no GEPE - Grupo de Entreajuda à Procura de Emprego.
No dia 25 de maio, a plateia foi heterogénea, passando por desempregados/as à procura de 1º emprego e desempregados/as de longa duração. “Razões para fazer voluntariado enquanto procuro emprego” foi o assunto apresentado por Fátima Vieira, em representação do Banco de Voluntariado da Póvoa de Lanhoso.
Pretendeu-se assim levar a debate uma série de assuntos primordiais sobre o tema do emprego/desemprego, tendo sido uma oportunidade para as pessoas terem contacto com várias informações e desenvolver conhecimentos que podem fazer a diferença na hora de ingressar no mercado de trabalho.