O III Festival da Francesinha que decorreu na Póvoa de Lanhoso conseguiu superar os números das edições anteriores, sendo que a estimativa aponta para que tenham sido servidas cerca de 2 mil francesinhas.
O evento decorreu de 3 a 5 de agosto, na Vila Povoense e integrou o programa “Verão com(n) vida”.
O Festival das Francesinhas superou pois as expetativas, quer em termos de francesinhas servidas, quer em termos de afluência de público aos espetáculos.
O tempo quente ajudou assim como a animação que acompanhou a realização desta iniciativa, sendo de destacar a atuação do conhecido Avô Cantigas, uma proposta para toda a família.
Foram diversos os estabelecimentos, que participaram nesta edição: Cyber Café, Moinhos Restaurante, Marrakech, Insónias Bar, Bar do Mino e Superbock.
Para além da componente gastronómica, o programa deste Festival englobou ainda vários momentos de animação, com os conhecidos humoristas Pedro Soares e Hugo Sousa (igualmente no âmbito da Noite da Juventude), assim como com o Avô Cantigas, o Zezé Fernandes e o grupo Baila à Noite, para além de Dj’s. Destaque ainda para as atuações dos grupos de bombos “Os Marias” e “Bombadela”.
Houve ainda insufláveis, que fizeram as delícias dos mais novos. Mais uma vez, o bom tempo ajudou ao sucesso desta iniciativa, porque convidou a sair. O recinto, no Pontido (Rua Maria da Fonte), foi assim o centro de atenções dos Povoenses e visitantes no decorrer do festival.
Esta iniciativa resulta de uma aposta da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que introduziu esta novidade no programa de animação de Verão em 2016.
O Município continua a apostar na promoção enogastronómica dos recursos do concelho. A francesinha, apesar de não ser característica do concelho, é icónica na identidade coletiva do norte de Portugal e apresenta, na Póvoa de Lanhoso, verdadeiros chefs e apreciadores.