“Educar para a Igualdade” é o mote da VIII Semana Municipal para a Igualdade e a Educação, que decorre de 19 a 25 de novembro, na Póvoa de Lanhoso.
Esta iniciativa, promovida pelo município da Póvoa de Lanhoso, aborda a estreita relação entre Igualdade e Educação na formação de uma sociedade respeitadora da Igualdade e Diversidade.
O Fórum Nacional para a Diversidade, o III Café Concerto Inclusivo, uma exposição, uma marcha silenciosa e a abolição de uma barreira arquitetónica são algumas das propostas deste ano, a par de uma concentração de motas, vespas, bicicletas, carros e todo-o-terreno dos municípios de Póvoa de Lanhoso, Fafe e Guimarães.
Esta Semana é promovida no âmbito do Pelouro da Educação, através do SIGO - Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, e pretende envolver as diversas franjas da sociedade Povoense.
Programa diversificado
O programa da Semana Municipal para a Igualdade é diversificado e compreende, no dia 19 de novembro, data em que se assinala o Dia Internacional do homem, a sessão "Quebrar o Silêncio: violência sexual contra homens e rapazes", por Ângelo Fernandes, técnico de apoio à vítima e fundador da Quebrar o Silêncio. Esta iniciativa começa pelas 10h30, no Cine Fórum dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
Pelas 11h30, dá-se início a uma marcha pela Igualdade, destacando a violência exercida contra os homens, com a participação de alunos/as do Ensino Secundário. A partida é da Av. da República, de junto ao Cine Fórum dos Bombeiros, percorrendo depois diversas artérias da Vila Povoense.
Assinalando-se a 20 de novembro o Dia dos Direitos Internacionais das Crianças, a proposta é “A Igualdade começa pela Raiz - Criação de árvore da Igualdade” com a participação de crianças que frequentam o Ensino Básico. O dia fica ainda marcado pela abertura da exposição “Todos e todas pela Educação para a Igualdade”, no Theatro Club, pelas 16h30.
A 21 de novembro, Dia Mundial do Olá (a palavra que promove o contacto e a paz), as propostas passam pela abolição de barreira arquitetónica e pelo Café Concerto Inclusivo a realizar-se no espaço Narcisu`s Eventos (União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira), pelas 21h00.
A 22 de novembro, realiza-se o Fórum Nacional para a Diversidade, no espaço Narcisu`s Eventos (União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira), a partir das 9h00. De lembrar que, no Norte do país, o núcleo da Carta Portuguesa da Diversidade encontra-se no município Povoense sendo a Autarquia sua embaixadora.
De 23 de novembro (Dia pelo Fim da Impunidade) a 25 de novembro, está prevista a recolha de agasalhos e brinquedos para distribuir por famílias necessitadas. Os donativos podem ser entregues nos Paços do Concelho, no Theatro Club, na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e na EBI de Taíde.
Ainda no dia 23 de novembro, sobe ao palco do Theatro Club uma peça de teatro sobre Tráfico de Seres Humanos, da responsabilidade da OIKOS e do Tin.Bra, a partir das 15h00.
No dia 25 de novembro, assinalando o Dia Mundial para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, realiza-se uma concentração de motas, vespas, bicicletas, carros e todo-o-terreno, que percorrerão o concelho da Póvoa de Lanhoso num ato de solidariedade para com as vítimas de violência doméstica e de género. O ponto de encontro é junto ao monumento ao motard em Gonça, juntamente com participantes dos Municípios de Fafe e de Guimarães, pelas 9h00. Esta iniciativa vai contar com participantes da Póvoa de Lanhoso e dos elementos do TT Lanhoso, BTT Porto d´Ave, Vespa Clube e Moto Clube da Póvoa de Lanhoso e de quem mais se quiser associar à iniciativa. A saída está marcada para as 9h30, percorrendo as freguesias do concelho Povoense.
O encerramento da VIII Semana Municipal para a Igualdade e a Educação realiza-se no Parque do Pontido, em hora a designar.