A Póvoa de Lanhoso acolhe, nos dias 21 e 22 de novembro, o II Fórum Nacional para a Diversidade, uma iniciativa da Carta Portuguesa para a Diversidade, que visa promover a inclusão dentro das organizações e que conta com a participação de representantes das cartas europeias.
É na Póvoa de Lanhoso que está sedado o núcleo do Norte da Carta da Diversidade. “Esta segunda edição visa dar continuidade à promoção do tema da Diversidade e Inclusão no nosso país e o Núcleo Norte tem feito um trabalho exemplar na angariação de mais entidades signatárias da carta portuguesa para a diversidade, sendo esta edição organizada nesta região, merecidamente”, refere Carla Calado, elemento da Comissão Executiva da Carta Portuguesa para a Diversidade.
Esta é, de resto, uma das principais iniciativas da VIII Semana Municipal para a Igualdade e a Educação, promovida de 19 a 25 de novembro, pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Realizando-se sob o tema “Comunicar para Mobilizar”, este Fórum vai permitir a partilha das boas práticas das 225 organizações signatárias em Portugal bem como da experiência das cartas europeias congéneres, representadas pelos representantes da Estónia, do Luxemburgo e da Polónia.
A sessão de abertura será feita pelo Presidente de Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, e pelo Presidente da Esposende Ambiente, Paulo Marques, de entre outros/as convidados/as. A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, vai encerrar este II Fórum, no dia 22, pelas 17h30.
O programa prevê para dia 21 de novembro uma cerimónia de assinatura da Carta por parte de novas entidades e estará presente Liliane Rocha da Gestão Kairos, uma empresa brasileira dedicada aos temas da Diversidade e Inclusão. Destaque ainda para o Café Concerto Inclusivo, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove no âmbito da VIII Semana Municipal para a Igualdade e a Educação.
O dia 22 prevê um painel dedicado a empresas, oriundas de Portugal, da Polónia e da Estónia, um painel dedicado ao setor público com participação do CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade), Alto Comissariado para as Migrações, Câmaras de Comércio e Câmaras Municipais dos países envolvidos e ainda um painel dedicado ao papel do terceiro setor, com participação de instituições de Portugal, da Estónia e do Luxemburgo.
O II Fórum Nacional para a Diversidade, da Carta Portuguesa para a Diversidade, realiza-se a na Quinta Narcisu’s Eventos.
As inscrições podem ser feitas aqui.