No decorrer do presente ano letivo, os alunos do 1.º ciclo de ensino básico da Póvoa de Lanhoso vão ter a possibilidade, de em contexto de sala de aula, ter acesso a ambientes educativos inovadores, uma vez que estão a ser instalados espaços com este propósito em todos os centros escolares do nosso concelho.
“A Educação representa para este Executivo uma área prioritária de intervenção e relembramos que, ao nível do 1.º ciclo, já havia sido efetuado um investimento no sentido de garantir que todas as salas de aula estivessem dotadas de quadros interativos. No entanto, a modernização educativa não se ficou por aí e os ambientes educativos inovadores passarão a fazer parte do contexto educativo de todos os professores e alunos do 1.º ciclo do nosso concelho a muito curto prazo”, refere a Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca.
Este é mais um dos projetos que se encontra a ser implementado no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Ave do Ave e ao qual o município da Póvoa de Lanhoso aderiu em parceria com os Agrupamentos de Escolas e com as associações de pais, por forma a responder à necessidade da utilização de estratégias de diferenciação pedagógica em contexto de sala de aula. Este projeto irá também potenciar outros, nomeadamente as diversas plataformas que se encontram à disposição dos/as professores/as como a plataforma Hypatiamat e a plataforma + Cidadania.
Os Agrupamentos de Escolas e respetivos/as professores/as aceitaram o desafio e encontram-se a receber capacitação para garantir a potenciação destes recursos em contexto de sala de aula, com vista a envolverem e motivarem os/as alunos/as e, por conseguinte, a impulsionarem o sucesso escolar.
Está prevista a criação de cinco espaços, um em cada centro escolar da Póvoa de Lanhoso.