A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso informa que estão a ser selecionadas 15 micro, médias e pequenas empresas da NUT III Ave para participarem no projeto Minho Export.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é entidade parceira deste projeto, que tem por missão capacitar as micro, pequenas e médias empresas e apoiá-las para mobilizar esforços na definição de estratégias de internacionalização e abordagens a mercados externos, reforçando a competitividade territorial do Minho.
O Projeto Minho - Capacitar para Internacionalizar vai atuar e intervir no território do Minho, abrangendo as NUT III Minho-Lima, Cávado e Ave, representadas pela ACIBTM – Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica e TecMinho - Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento. Esta resposta destina-se a todos os municípios do Ave, em que se situa a Póvoa de Lanhoso.
As iniciativas a desenvolver no âmbito do projeto e nas quais as empresas poderão participar sem qualquer custo são as seguintes:
- Estudos para apoiar as empresas na tomada de decisão em matéria de internacionalização, designadamente: Estudo "Minho Rumo à Exportação" no qual é feita a caraterização de Mercados (Espanha, Franças, Alemanha, Reino Unido e Países Nórdicos), e identificado o potencial para os 3 domínios setoriais de intervenção do projeto; Estudo de Boas Práticas de 12 empresas (4 por cada setor); Plano de Marketing Internacional e Manual de Boas Práticas do Exportador.
- Sessões técnicas de qualificação, nos seguintes domínios: O que Internacionalizar? Para onde internacionalizar? Como internacionalizar? Estratégia de Marketing Internacional.
- Workshops sobre apresentação de mercados dos Estudos, envolvendo as Câmaras de Comércio dos Mercados Selecionados
- Open Days – Ensino Superior Público do Minho-Empresas para cada um dos setores: “Cultura, Criação e Moda”; “Sistemas Agroambientais e Alimentação”; “Capital Simbólico, Tecnologias e Serviços de Turismo”.
- Consultoria especializada em cada empresa na área da exportação e internacionalização.
Neste momento, está a decorrer a fase de candidaturas das empresas, seguindo-se a fase de seleção das 15 do Ave , que irão beneficiar da consultoria especializada.
Com exceção desta consultoria, todas as empresas poderão participar nas restantes iniciativas, não existindo qualquer limite no número de empresas que podem participar nos eventos (sessões técnicas, workshops e open-days) a iniciar no mês de março e em data a divulgar brevemente.
A adesão ao projeto deve ser efetuada através do preenchimento da ficha disponível no site www.minhoexport.pt