A Vice-Presidente e Vereadora da Educação, mas também com responsabilidades na Promoção da Igualdade, Fátima Moreira, participou na passada sexta-feira na primeira sessão do projeto piloto AmpliArte, junto de alunos/as da Escola Secundária. Ângelo Dias, Diretor do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso esteve também presente no arranque deste projeto.
Este projeto, promovido pelos serviços do SIGO do Município da Póvoa de Lanhoso é de intervenção primária e pretende ser um complemento às ações já existentes que são diariamente asseguradas pelos/as docentes junto dos alunos abrangidos, que integram a turma de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão.
No âmbito deste projeto, fundamentado em técnicas de expressão plástica, serão também realizados jogos pedagógicos e efetuadas dinâmicas de grupo, por forma a trabalhar ao máximo de capacidades e competências dos alunos, durante as 15 sessões que estão calendarizadas até ao mês de Maio.
O AmpliArte tem como objetivo geral ensinar às crianças e jovens acompanhadas no âmbito de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão uma variedade de técnicas de expressão plástica que estes/as possam utilizar nos seus tempos livres, sendo, assim, um apoio e orientação na planificação de atividades lúdicas e recreativas que os/as próprios/as jovens queiram realizar.
Para Fátima Moreira, a responsável da autarquia por estas áreas que requerem a melhor atenção e sensibilidade pelos decisores políticos, “pretende-se com o AmpliArte desenvolver um trabalho de intervenção primária, complementar à já existente, e através das atividades que vão desenvolver, queremos que contribuam para aumentar o bem-estar e promovam o desenvolvimento de competências sociais e emocionais destes jovens”.