Constatando-se no concelho da Póvoa de Lanhoso uma tendência demográfica marcada pelo decréscimo da natalidade, entendeu o Município da Póvoa de Lanhoso criar vários apoios com o objetivo de inverter esta realidade. Um desses apoios é o Programa Póvoa Cresce que pretende ajudar todas as famílias, independentemente dos seus rendimentos, a suportar os custos com as mensalidades da creche dos filhos.
Os pais devem apresentar, anualmente, a sua candidatura no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal a candidatura, dentro do prazo estipulado no Regulamento das Medidas de Apoio Social – Póvoa Solidária, publicado em 7 de Outubro, no Diário da República, 2.ª Série, na secção II, nos artigos de 32.º a 38.º, apresentando também a documentação solicitada para a correta instrução de processo.
Este apoio destina-se a todas as crianças entre os zero e os três anos que frequentem as creches do concelho da Póvoa de Lanhoso mas, na eventualidade devidamente demonstrada, de ausência de vagas, serão admitidas candidaturas relativas à frequência de creches localizadas fora do concelho ou aos cuidados de amas registadas na Segurança Social. O apoio que será atribuído corresponde ao escalão que é definido de acordo com o valor da mensalidade constante nos recibos apresentados posteriormente. Estão definidos três escalões de apoio, designadamente o escalão A) a que corresponde o valor de 165 euros; o escalão B) cujo valor é 330 euros e o escalão C) cujo valor é 550 euros, distribuídos por onze meses (de Setembro a Julho).