O Projeto Pimpolho, iniciativa pioneira de prevenção em saúde no panorama nacional, promovido pelo Hospital de Braga e pelos Municípios da Póvoa de Lanhoso, Amares, Braga, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde pretende levar a cabo a realização de avaliações oftalmológicas a todas as crianças, de 4 anos, que frequentem estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, nos municípios envolvidos.
Este Projeto tem como objetivo, sinalizar todas as crianças com ambliopia ou fatores de risco ambliogénicos.
O que é a ambliopia?
A ambliopia é uma doença exclusiva da infância e apenas tratável nesta faixa etária. O sucesso do tratamento da ambliopia pode atingir quase 100%. O não tratamento na idade pediátrica acarreta cegueira, baixa visão, ou visão subnormal, não passível de ser corrigida para o resto da vida, isto é, mesmo com posteriores cirurgias, correção ótica ou outros tratamentos, essa criança ficará para sempre sem visão normal.
A ambliopia, conhecida como “olho preguiçoso”, pode ser entendida da mesma forma. A criança nasce com potencial de visão, mas ainda não sabe ver. Se o olho não for estimulado corretamente, por doenças várias que ocorrem na infância, a visão não se desenvolve, isto é, a criança não aprende a ver. A ambliopia é pois acuidade visual baixa de um ou dos dois olhos causada por alterações que perturbam o normal desenvolvimento da visão durante um período crítico. É tratável até aos 60 meses (5 anos), sendo o seu tratamento menos eficaz depois desta faixa etária.