O Serviço para a Promoção da Igualdade de Género – SIGO -, integrado nos serviços de Educação do Município, é um serviço de atendimento, acompanhamento, encaminhamento e informação às vítimas de violência doméstica e de género.
O SIGO tem duas vertentes – uma preventiva e outra interventiva.
Na vertente interventiva, o serviço encontra-se ao dispor de homens e de mulheres residentes no concelho da Póvoa de Lanhoso, sendo o atendimento, individualizado e sigiloso, efetuado no edifício da Casa da Botica. Na vertente preventiva, são ações dirigidas à Comunidade em geral.
Apoios e Parcerias
O apoio é prestado em diversas dimensões, nomeadamente ao nível económico, social, alimentar, de vestuário, informação jurídica e legislativa, de transporte, apoio e acompanhamento psicológico e psiquiátrico e ainda, pontualmente, ao nível da mediação familiar. São realizados encaminhamentos para as respostas tidas como mais adequadas a cada caso em acompanhamento.
O SIGO conta com um leque de entidades parceiras que dão o seu próprio contributo e que tornam possível colmatar as necessidades sentidas até ao momento.
Porque cada caso é único e tem contornos e especificidades igualmente impares, é feita uma avaliação de risco de modo a ser gerido, e elaborado um plano de segurança pessoal que é ajustado tantas vezes quantas necessárias. No decorrer do acompanhamento, a pessoa é encaminhada para a(s) respostas que, em cada caso especifico, lhe é mais favorável e adequada à sua situação e necessidade.
A violência doméstica e de género continua a ser encarada pela Organização Mundial de saúde como uma epidemia e um problema de saúde pública (OMS: 2010).
Se na vertente interventiva, todas as ações têm como foco a vítima e seus familiares, na vertente preventiva, as ações promovidas no âmbito do SIGO são destinadas à comunidade em geral e/ou para públicos específicos.