A Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, recebeu, nos Paços do Concelho, Maria Gabriela da Silva Alves Fernandes, Alexandrina Oliveira, funcionária do Balcão de Inclusão e, dos Bombeiros Voluntários, o operacional que habitualmente apoia nas deslocações ao Hospital de Santo António, no Porto.
Maria Gabriela, com uma incapacidade de 86%, resultado de deficiência motora e auditiva, ficou surda aos treze anos em resultado de um cancro maligno. Com o apoio e as informações prestadas pelo Balcão de Inclusão foi possível encetar os contactos necessários com responsáveis do Hospital de Santo António e, após várias exames e avaliações, avançar para a colocação de implante coclear.
Após 32 anos de surdez, esta povoense, privada de uma eficaz comunicação com a sua família e amigos, com um dia-a-dia dificultado pelas barreiras que naturalmente existem na nossa sociedade ainda tão despreparada para fazer face a necessidades especiais, voltou a ouvir.
Esta história, que surge no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem um final feliz, tendo os seus protagonistas, deste a funcionária do Balcão de Inclusão aos Bombeiros Voluntários e aos médicos do Hospital de Santo António, assumido um papel decisivo e imprescindível, sem qual não teria sido possível mudar a vida desta utente.
“A Gabriela foi operada no dia 4 de setembro 2023, para colocação de implante coclear e ficará na nossa história como um caso de grande sucesso, ela já consegue ouvir muito bem sons. Atualmente, está a fazer terapia todas as semanas no Hospital Santo António, a fim de reaprender a ouvir e falar... e brevemente qualquer um de nós vai comunicar com ela mais facilmente.” Este foi o testemunho que Alexandrina Leitão, do Balcão de Inclusão, nos transmitiu.
O Balcão da Inclusão funciona de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 13h00 e das 13h30 às 16h30, à sexta-feira das 8h30 às 13h00 e situa-se na Avenida 25 de abril, junto ao Espaço do Idoso e o contato é 964 670 172.
Está a decorrer desde 25 de Novembro, a XIII Semana Municipal para a Igualdade e Não Discriminação que tem como objetivos sensibilizar os diferentes públicos para a Igualdade e a Inclusão, promover a partilha de experiências e incentivar o desenvolvimento de empatia. Inseridas no Programa, foram realizadas várias atividades, dentre as quais destacamos a apresentação da Rota dos Monumentos Inclusivos, um projeto inovador e pioneiro, que quer tornar acessíveis a todos/as o conhecimento sobre o património do concelho, através de elementos interpretativos adequados às necessidades de cada pessoa.